Browsing by Author "Gaio, Sofia"
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- O branding territorial: uma abordagem mercadológica à cidadePublication . Gaio, Sofia; Gouveia, Luis Borges; dir. Álvaro MonteiroSendo o marketing territorial utilizado ao serviço da concepção, gestão e promoção dos lugares com o objectivo de aumentar a atractividade junto de públicos internos e externos, as estratégias utilizadas pelos lugares para posicionar e comunicar os seus atributos podem apresentarse como um instrumento precioso ao serviço da estratégia territorial. Neste contexto, a marca constitui-se como um elemento nuclear. sob esta perspectiva demonstram-se as especi- ficidades do processo de construção da marca territorial e argumenta-se acerca da sua relação sinergética com a atractividade e competitividade dos lugares e explora-se a questão sobre como pode a cidade, enquanto território, ser vista como um objecto de marketing e dessa forma falarse de marcas territoriais. Being place marketing used to help in the conception, management and promotion of places with the goal of increasing the atractiveness of the city to internal and external publics, the strategies used for places to locate and communicate its attributes are a precious instrument for the place strategy. In this context the brand is a central element. Under this perspective we demonstrate the specifities in the process of place brands construction and argue about its relation with atractiveness and competitiveness of places and explore how can the city, while territory, be seen as a marketing object and consequently the concept of place branding be used.
- A relevância de uma abordagem de rede na edificação da marca territorialPublication . Gaio, Sofia; Gouveia, Luis BorgesSob o pressuposto de que uma abordagem participativa e de rede constitui um factor crítico de sucesso para a implementação de políticas de marketing e branding territorial, explora-se a sua materialização e relevância. Esta abordagem assenta não numa perspectiva geográfica e estática do território mas antes numa perspectiva relacional e dinâmica do mesmo, assumindo-o como um espaço colaborativo e de domínio partilhado onde é a dinâmica das relações que potencia vantagem competitiva e o processo de edificação da marca. Sob este pressuposto, os stakeholders territoriais são simultaneamente emissores e receptores da identidade e da marca territorial e é sobre este direito e dever partilhado e omnipresente que se substancia uma abordagem de rede. Assuming that a participative and network aproach is a critical factor of success for the implementation of place marketing and branding this paper explores its materialization and relevance. This aproach is based not on a geographic and static perspective of places but in a relational and dynamic perspective, assuming places as colaborative spaces and shared domains where the dynamics of the relations leads to competitive advantages and branding edificatiom. Under this, place stakeholders are simultaneously emitting and receiving the identity and the place brand and it is under this shared right and duty that a network aproach is substantiated.