Browsing by Author "Fonseca, Ana Rosária da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Projeto de investigação e de intervenção para uma instituição de acompanhamento pedagógico: Planeamento Estratégico — auxiliar de gestãoPublication . Fonseca, Ana Rosária da Silva; Sampaio, ManuelaApresenta-se um projeto de investigação e de intervenção para uma instituição com fins lucrativos que se dedica ao acompanhamento pedagógico. O presente trabalho pretende planificar a gestão sustentada da instituição por forma a garantir a sua sobrevivência e crescimento. Selecionou-se o Planeamento Estratégico como o instrumento orientador para a elabora-ção do projeto de intervenção: o Projeto Educativo, que se prefigura não só como um instrumento de gestão estratégica mas também como um documento que consagra a orientação educativa da instituição. A fase de investigação pressupôs: o esclarecimento de conceitos relativos à gestão da educação e às ofertas pedagógicas que a instituição se propõe apresentar no plano de ação do seu Projeto Educativo; a caraterização do contexto de intervenção através da análise ambiental; e um trabalho de pesquisa com vista a averiguar as ofertas pedagógi-cas/ formativas que correspondem às necessidades e às expetativas dos alunos e encar-regados de educação. As várias etapas da investigação contribuíram, assim, para dese-nhar o projeto de intervenção e para fundamentar o Plano de Ação a empreender. Conclui-se que uma gestão orientada pelo planeamento estratégico surge como hipótese de solução para o problema de sustentabilidade e crescimento de uma instituição de acompanhamento pedagógico como a que surge caraterizada neste trabalho. An intervention and research project is presented to an institution with profitable pur-poses which dedicates to the pedagogic attendance. The present work intends to plan the sustainable management of the institution in order to guarantee both its survival and growth. The Strategic Planning was selected as an orienteering instrument to the elaboration of the intervention project: the Educational Project, which assumes itself not only as a stra-tegic management instrument but also as a document that establishes the educational orientation of the institution. The research phase has implied: the enlightenment of concepts related both to the edu-cational management and the pedagogic offers which the institution proposes itself to present in the action plan of its Educational Project; the characterization of the interven-tion context through the environmental analysis; and a research work in order to ascer-tain the pedagogic/formative offers that correspond to the needs and expectations of both the students and their parents/guardians. The several investigation stages have con-tributed, thus, to design the intervention project as well as to support the Action Plan to undertake. In conclusion, a management orientated by the strategic planning arises as a hypothesis of solution to the sustainability and growth problem of an institution of pedagogic at-tendance like the one characterized in this work.