Browsing by Author "Ferreira, Alexandra Raquel de Meireles"
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- Uso das tecnologias na promoção da saúde mental nos adolescentes: uma scoping reviewPublication . Ferreira, Alexandra Raquel de Meireles; Moreira, TeresaINTRODUÇÃO: Tecnologias como aplicativos móveis, plataformas online, realidade virtual e inteligência artificial têm sido exploradas para apoiar a saúde mental dos adolescentes (Bear, 2022). Questões de acessibilidade, eficácia, privacidade e equidade precisam ser avaliadas para determinar o verdadeiro impacto dessas tecnologias (Grudin, 2023). Esta revisão oferece insights para profissionais de saúde, pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia que buscam melhorar o bem-estar mental dos adolescentes (McCashin, 2022). OBJETIVOS: Mapear estudos sobre as vantagens do uso de tecnologias educativas utilizadas na promoção em saúde mental para adolescentes entre 10 e 19 anos. METODOLOGIA: Scoping Review usando a metodologia JBI. A pesquisa será feita em PUBMED, CINAHL Via EBSCO e PSICOINFO Via EBSCO. RESULTADOS: A metodologia JBI guiou a revisão, incluindo informações sobre título, autores, ano, país, tipo de estudo, objetivos e resultados. A revisão destacou uma gama de intervenções tecnológicas para a saúde mental dos adolescentes, como aplicativos para monitoramento de humor, plataformas de suporte online, programas de terapia cognitivo-comportamental e intervenções de realidade virtual para ansiedade. DISCUSSÃO: A análise mostra benefícios potenciais do uso de tecnologias na saúde mental dos adolescentes (Bear, 2022) como maior acessibilidade, conveniência e personalização. No entanto, surgem questões de privacidade, segurança e eficácia que precisam ser cuidadosamente consideradas (Liverpool, 2020; Wright, 2023). CONCLUSÃO: Esta revisão destaca o papel promissor das tecnologias na saúde mental dos adolescentes (Grudin, 2023). No entanto, é crucial continuar a pesquisa para otimizar o design, Uso das tecnologias na promoção da Saúde Mental nos adolescentes: uma Scoping Review implementação e avaliação dessas intervenções, garantindo o seu impacto e eficácia na melhoria do bem-estar mental dos adolescentes (Welch, 2022).