Browsing by Author "Fernandes, Sulamita da Silva e Souza"
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- Linguagem, sono e infância em perspectiva bakhtiniana: um estudo na fase escolar dos 8 aos 11 anosPublication . Fernandes, Sulamita da Silva e Souza; Ramalho, JoaquimO diálogo do pensamento bakhtiniano, estudos do Círculo de Bakhtin - intelectuais multidisciplinares que se dedicaram a temas referentes à linguagem norteiam a pesquisa. Ressalta-se a importância da obra de Bakhtin no embasamento teórico sobre a aquisição da linguagem e a importância do sono da criança para esse desenvolvimento, bem como possíveis perturbações que possam ocorrer nesse processo. A privação e os distúrbios relacionados ao sono são peculiares aos problemas relacionados à escrita e a leitura em estudantes de uma escola de ensino fundamental. O sono é uma necessidade vital que gera energia física, psíquica e intelectual. Atualmente, devido aos hábitos sociais e culturais contemporâneos, estudantes têm dormido menos. Neste trabalho foram estudados 89 alunos, com idades compreendidas entre 8 a 11 anos, frequentadores de uma escola de Ensino Fundamental pública. Para levar a cabo esse estudo, aplicou-se o Questionário do sono de Reimão e Lefevre (QRL) que aborda diversos distúrbios do sono na infância. Uma má qualidade do sono pode acarretar dificuldades de concentração e atenção, cansaço, depressão e ansiedade, desencadeando assim dificuldades no desenvolvimento da linguagem, esse dado pode ser confirmado na pesquisa. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou levantar dados sobre a privação e distúrbios do sono que podem prejudicar o desenvolvimento global , dialogando sobre a importância da obra de Bakhtin e do Círculo quanto a Linguagem. Buscou-se compreender esse processo sob a perspectiva dialógica, alertando a comunidade escolar sobre a importância do sono para o desenvolvimento da linguagem. O presente estudo constatou a necessidade do conhecimento e da conscientização dos professores e responsáveis da importância da higiene do sono para a qualidade de vida e melhor desenvolvimento pedagógico dos estudantes, minimizando dificuldades relacionadas à leitura e à escrita. Um Programa de intervenção em relação à higiene do sono foi implantado, voltado aos estudantes da escola pesquisada, concluindo com relatos de mudanças positivas e da conscientização das famílias na continuidade da higiene do sono, atestando o impacto da intervenção.
- Pedagogia e nativos digitais: implicações do professor contemporâneoPublication . Fernandes, Sulamita da Silva e Souza; Alves, Ana Paula AntunesA pesquisa parte da necessidade da reflexão de como a escola tem se apropriado das tecnologias para a melhoria na ação pedagógica. O mundo está globalizado e o professor do século XXI continua seu papel como mediador da aprendizagem. Para tanto apresenta-se o conceito de “nativo digital e “imigrante digital” a partir de Mark Prenski (2001). Foi utilizada uma metodologia de cunho qualitativo. Através de questionários ouviu-se a voz dos diferentes atores (professores e alunos) sobre a influência da tecnologia no cotidiano e as implicações pedagógicas em relação a ela, discutindo as competências necessárias do professor contemporâneo. Esse estudo tem caráter explicativo para compreender como o conceito de nativos e imigrantes digitais interagem na realidade de uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Curitiba, PR, Brasil. Nesse contexto foi possível explicar o reconhecimento por parte dos professores do “aluno digital”. Embora práticas em relação às TIC sejam aplicadas, há a necessidade de maior capacitação e infraestrutura institucional para a ampliação da aplicabilidade dos recursos tecnológicos. Os professores “imigrantes digitais” são percebidos pelos alunos que afirmam que a tecnologia e a educação deviam caminhar juntas. Reafirma-se assim, uma nova era que exige do profissional da educação uma ampla visão do futuro. Ela é permeada com a utilização das TIC no intuito de uma educação com qualidade, a partir das habilidades, objetivam-se alunos mais críticos, eficientes e informados para responder as exigências do mundo contemporâneo. Através da pedagogia da parceria, professores e alunos aprendem uns com os outros.