Browsing by Author "Costa, Regina Celia Pires"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Formação continuada: contribuições possíveis para a atuação do professor nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escritaPublication . Costa, Regina Celia Pires; Alves, Ana Paula AntunesSaber ler e escrever é fator importante para o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania. A leitura e a escrita favorecem o desenvolvimento cognitivo e as relações com o outro e com o meio. São fundamentais para a trajetória acadêmica e a futura vida profissional dos indivíduos. Adquirir tais habilidades é, portanto, de suma importância para a construção de uma vida inserida na sociedade de forma digna e produtiva. Este trabalho discorre sobre a atuação docente na aprendizagem da leitura e da escrita, considerando a importância de atrelar os conhecimentos científicos da neurociência e da psicologia cognitiva à prática do professor do Ensino Fundamental 1. O presente estudo propõe um modelo de educação continuada breve, de 20h, sobre o aprendizado da leitura e da escrita que atenda às necessidades da equipe de EF1 de uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro, considerando o conhecimento científico das neurociências e da psicologia cognitiva e a prática pedagógica do grupo, buscando integrá-las. A proposta foi elaborada tomando como base um questionário, respondido pelos participantes, com o objetivo de verificar as necessidades do grupo. Constatou-se que a prática docente analisada não contemplava de forma consistente os conhecimentos científicos referidos acima. As conclusões dessa pesquisa podem contribuir para reflexões acerca da formação inicial dos professores, assim como para o desenho de propostas de formação continuada em serviço. Estas podem ser voltadas para o atendimento das necessidades efetivas de grupos específicos de professores, sendo um potencial caminho para ampliar a eficiência da atuação docente no atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem.