Browsing by Author "Cordeiro, Giselly Pacheco de Lima"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da inclusão escolar na perspectiva dos professores do ensino fundamentalPublication . Cordeiro, Giselly Pacheco de Lima; Queiroga, Francisco Manuel Veleda ReimãoEsta pesquisa versa sobre a avaliação da inclusão por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública do Município de São Gonçalo, cidade metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, especialmente no que se refere aos alunos com deficiência(s) e TGD. O objetivo da mesma foi investigar a avaliação dos professores sobre os impactos na vida escolar da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, analisar e comparar as avaliações feitas pelos docentes a respeito desses impactos e verificar se a formação continuada influencia no processo de avaliação dos professores dos 1ºe 2º segmentos do Ensino Fundamental, assim como se estes professores reconhecem a importância da mesma para a construção da escola inclusiva. O estudo fundamenta-se em autores como: Ainscow, Mantoan, Jannuzzi, Alarcão, Rodrigues, Glat & Pletsch dentre outros, em razão da necessidade de se pensar na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva como agente de reflexão e de melhores práticas para o aluno público alvo da Educação Especial. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública do Município de São Gonçalo, com a participação de dez (10) professores regentes e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada analisada segundo Bardin (2011). Conclui-se que, entre outros fatores, a formação dos professores, apontada como problema central da educação brasileira, se não for fortalecida na perspectiva da formação em serviço, pouco terá a contribuir para a garantia do direito dos alunos com deficiências e TGD a aprenderem os conteúdos escolares.