Browsing by Author "Cavaignac, Selma Maria Gonçalves"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Jogos digitais como método de ensino: uma proposta de modelo de jogo para o ensino do jornalismoPublication . Cavaignac, Selma Maria Gonçalves; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroDiante do cenário das transformações geradas pela revolução tecnológica vive-se um novo momento na educação, que vem exigindo um repensar dos métodos de ensino tradicionais. O mundo mudou, os aprendizes mudaram e a educação também está mudando. No entanto, a verdadeira revolução nessa área verifica-se no contexto da aprendizagem, com a inclusão das tecnologias no processo de ensino, contribuindo para transformações profundas na didática de sala de aula. No que se refere à área do jornalismo, na última década, esta vem vivenciando uma das suas maiores crises, gerada, principalmente, pela revolução digital. A prática profissional está em mutação para se adaptar à nova conjuntura comunicacional e as consequências advindas. Nesse cenário, o processo de formação dos novos jornalistas também precisa mudar. Dispondo-se a responder a este contexto, esta tese objetiva desenvolver uma proposta de modelo de jogo voltado para o ensino do jornalismo. Para tanto, partiu-se de um aprofundamento teórico sobre as transformações impostas à educação com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação. Em seguida, buscou-se compreender o artefato jogo a partir de uma concepção histórica, para então relacioná-lo ao ensino e a aprendizagem. A base teórica foi fundamental para a construção do protótipo do jogo que, após duas sessões de teste de jogo, evoluiu para o modelo final. Completou-se o estudo com a aplicação do jogo digital desenvolvido – ‘Jornalistando’, e com a avaliação do artefato pelos usuários. Esta fase foi baseada em uma investigação empírica qualitativa e quantitativa, apoiada em uma coleta de dados, que utilizou como instrumento o questionário. A amostra constituiu-se de 185 participantes – alunos cursando o 1º e 2º períodos do curso de jornalismo, de três universidades, sendo uma instituição particular e duas públicas. Mediante os dados obtidos, buscou-se analisara percepção dos alunos em relação ao modelo de jogo digital desenvolvido, com base em critérios específicos relacionados a usabilidade e as contribuições para a aprendizagem. Os resultados alcançados nesta pesquisa demonstraram positivamente a consistência do modelo de jogo educacional digital proposto, oferecendo aos desenvolvedores de jogos, assim como aos mediadores da prática pedagógica e às demais partes interessadas no processo de ensino e aprendizagem com o uso de jogos educacionais digitais, um caminho pelo qual eles possam criar, aplicar e avaliar a qualidade dos jogos.
- Jogos digitais como método de ensino: uma proposta de modelo de jogo para o ensino do jornalismoPublication . Cavaignac, Selma Maria GonçalvesApresentação de tese de doutoramento de uma proposta de um jogo/aplicação móvel para uso e exploração em contexto hibrido para alunos de jornalismo associado com o fenómeno de fake news.