Browsing by Author "Carvalho, Sandra Margarida Mota de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Fandom e marketing online: atitudes face aos conteúdos relacionados com filmes e séries nas redes sociaisPublication . Carvalho, Sandra Margarida Mota de; Cardoso, Paulo RibeiroEsta Dissertação de Mestrado desenvolve um tópico de marketing - o marketing digital nos espaços de fandom - dedicando especial atenção ao que envolve o mundo cinematográfico (em especial filmes e séries). O presente trabalho tem como objetivo análise e compreensão das perspetivas dos indivíduos inquiridos face aos conteúdos, de filmes e séries, que são publicados nas redes. Devido ao vasto e diverso mercado em torno de filmes/séries acredita-se que este género de fans e o seu comportamento online são de bastante importância de estudar e investigar. A crescente utilização de múltiplas plataformas online, redes sociais e outros canais digitais tem aberto cada vez mais o espectro do público-alvo que uma campanha pode atingir, o que provoca a necessidade de enquadramento face à multiplicidade de gostos, tipos de interação e formas de utilização, por cada individuo, dentro do espaço digital. Com cada vez mais recursos, mais poder existe para trocar ideias, influenciar outros ou abrir espaços e oportunidades de compra / venda de produtos. No intuito investigativo desta dissertação foi elaborado um questionário para compreender as perceções de uma amostra sobre os temas ligados ao uso de canais digitais no tema filmes e séries, tentando encontrar a relação e as opções de marketing digital nesses espaços. Os dados foram tratados e processados com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os principais resultados demonstram o envolvimento dos inquiridos em consumo de filmes/séries, dando bastante importância às dimensões de consumo de conteúdos e intenção de compra.