Browsing by Author "Carvalho, Pedro Domingos da Costa"
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- A imagem de um destino turístico cultural: o caso do Alto Douro Vinhateiro, Património da HumanidadePublication . Carvalho, Pedro Domingos da Costa; Salazar, Ana; Neves, Joana Maria de OliveiraEsta dissertação tem como objectivo principal avaliar a Imagem do destino turístico cultural Alto Douro Vinhateiro (ADV), Património da Humanidade, bem como traçar o perfil do visitante, avaliar a sua satisfação, e intenções de voltar e de recomendar o destino. Para concretizar os objectivos, seguiu-se uma pesquisa descritiva, com recolha de dados através de questionário, aplicado a visitantes no ADV, obtendo-se uma amostra de 252 questionários. Conclui-se que a imagem percebida pelos visitantes em relação ao destino, está fortemente associada à paisagem cultural Património da Humanidade, e a um espaço natural de beleza e relaxe, bem como a experiências ligadas ao Rio Douro, à Vinha e ao Vinho. O perfil do visitante é caracterizado pela disponibilidade para viajar, pelo alto poder de compra, pelo nível académico e cultural elevado, e pela procura de experiências únicas, e enriquecedoras. Verificou-se que a imagem percebida de destino influencia a satisfação, a intenção de voltar e de recomendar, e que a satisfação influencia a intenção de voltar e de recomendar o ADV. A imagem percebida do destino é muito favorável, verificando-se um nível elevado de satisfação, e de intenção de recomendação, apesar de se terem identificado alguns aspectos negativos da oferta. Existe alguma incerteza em relação à intenção de voltar, o que representa um desafio para instituições e empresas - na construção de uma oferta uniforme, orientada por padrões de qualidade, direccionada aos segmentos e perfis que o estudo permite identificar, e na comunicação e promoção da forte identidade da imagem do ADV, que permita uma maior fidelização do visitante. This dissertation aims to evaluate the Image of the cultural tourist destination Alto Douro Vinhateiro (ADV), World Heritage, and trace the profile of the visitor, to assess their satisfaction, and intent to return and recommend the destination. In order to achieve these objectives, a descriptive study was fulfilled with data collection through a questionnaire, applied to visitors at the ADV, obtaining a sample of 252 questionnaires. It follows that the image seen by visitors on the destination is strongly linked to the cultural landscape, World Heritage, and an area of natural beauty and relax, as well as experiences related to the River Douro, the Vine and Wine. The profile of the visitor is characterized by the willingness to travel, the high purchasing power, the high academic and cultural level, and the search of unique and enriching experiences. It was found that the perceived image of destination has some influence on satisfaction, the intent to return and recommend, and that satisfaction influences the intention to return and recommend the ADV. The perceived image of the destination is very favourable, with a high level of satisfaction, and intent of recommendation, although some negative aspects of the offer have been identified. There is some uncertainty about the intention to return, which represents a challenge for institutions and companies - the construction of a standardized offer, driven by quality standards, targeted to the segments and profiles that the study will identify, and the communication and promotion of the strong identity of the ADV image, allowing greater chances to get the visitor back. Cette thèse vise à évaluer l'Image de la destination touristique culturelle viticole du Haut-Douro (ADV), classée patrimoine mondial, et de tracer le profil du visiteur, d'évaluer sa satisfaction, et son intention de revenir et de recommander cette destination. Pour atteindre les objectifs fixés, une étude descriptive a été élaborée par le biais de données recueillies dans un questionnaire rempli par les visiteurs de l’ ADV - l’ échantillon s’élève à 252 questionnaires. Il s'ensuit que l'image perçue par les visiteurs de la destination, est fortement associée au paysage culturel classé patrimoine mondial, à un espace de détente et de beauté naturelle, ainsi qu’à des expériences liées au fleuve, le Douro, à la vigne et au vin. Le profil du visiteur est caractérisée par sa disponibilité pour le Voyage, son fort pouvoir d'achat, son niveau académique et culturel élevé, et par la recherche d'expériences uniques et enrichissantes. Il a été constaté que, d’une part, l'image du lieu touristique influence la satisfaction, l'intention de revenir et de recommander et, d’autre part, que la satisfaction a un impact sur l'intention de revenir et de recommander l'ADV. La perception de l'image de la destination est très favorable, avec un niveau élevé de satisfaction, et d'intention de recommandation, mais certains aspects négatifs de l'offre ont été identifiés. Il existe une incertitude quant à l'intention de revenir, ce qui représente un défi pour les institutions et les entreprises - la construction d'une offre uniforme, orientée par les normes de qualité et vers les segments et les sections que l'étude permet d'identifier, et la communication et la promotion de la forte identité de l'image de l'ADV, permettant une meilleure fidélisation du visiteur.
- A imagem percebida e o perfil do turista de um destino turístico cultural: o caso do Alto Douro Vinhateiro, Património da HumanidadePublication . Carvalho, Pedro Domingos da Costa; Salazar, Ana; Neves, Joana Maria de OliveiraOs objectivos principais do presente estudo são: a) avaliar a Imagem do destino turístico cultural Alto Douro Vinhateiro (ADV), Património da Humanidade e b) traçar o perfil do turista do destino. Para concretizar estes objectivos, seguiu-se uma pesquisa descritiva, com recolha de dados através de questionário, aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência de 252 a visitantes no ADV. Conclui-se que a imagem percebida pelos visitantes em relação ao destino, está fortemente associada à paisagem cultural Património da Humanidade, e a um espaço natural de beleza e relaxe, bem como a experiências ligadas ao Rio Douro, à Vinha e ao Vinho. O perfil do turista é caracterizado pela disponibilidade para viajar, pelo alto poder de compra, pelo nível académico e cultural elevado, e pela procura de experiências únicas, e enriquecedoras.--- The main objectives of this paper are a) to evaluate the perceived image of the cultural destination Alto Douro Vinhateiro (ADV) and b) to trace the profile of the tourist of the destination. Using a descriptive design, a questionnaire was conducted, on a non probabilistic convenient sample composed by 252 tourists, on the destination. Concerning the image tourists have, it can be concluded that it is strongly associated at the cultural and natural landscape as beauty and relaxation and also connected to experiences related to Douro River and to the wine. The tourist can be characterized as having a high purchasing power, willingness to travel, elevated academic and cultural levels, and seeking authentic, unique and enriching experiences.
- Modelo Conceptual Integrativo de Destination Branding - TouristMIND: teste empírico no Porto e Norte de PortugalPublication . Carvalho, Pedro Domingos da Costa; Salazar, Ana; Ramos, PauloEnquadrado na área de conhecimento do destination branding, considerado um elemento critico para o sucesso do marketing dos destinos turísticos, este estudo tem como propósito contribuir para o desenvolvimento conceptual do mesmo. Nesse sentido, um modelo conceptual integrativo foi desenvolvido e testado empiricamente, tendo-se relacionado os constructos: identidade da marca, imagem da marca, qualidade percebida, satisfação turística e lealdade à marca; que sendo tidos como importantes para a avaliação DB não foram anteriormente identificados num só estudo. Em termos metodológicos, optou-se por um design de pesquisa descritivo, através de inquérito, com questionário estruturado para recolha de dados primários na zona pública de partidas do AFSC no Porto. Os sujeitos foram turistas residentes no estrangeiro em situação de pós-consumo. A amostra foi não-probabilística por conveniência, tendo-se obtido uma amostra de 466 questionários válidos. A estatística descritiva foi analisada com o software SPSS, e a análise multivariada, com AEE, usando os softwares PLS-SEM e SPSS-AMOS. Confirmou-se que o conjunto de associações da marca explica a imagem da marca, que existem relações da personalidade e da qualidade com a imagem da marca, um impacto da qualidade na satisfação e da qualidade/valor percebido na satisfação, que existem relações da imagem e da satisfação com a lealdade, da qualidade/valor percebido com a lealdade, da satisfação com a lealdade e, que a imagem da marca, a qualidade percebida e a satisfação explicam a lealdade. Verificaram-se ainda efeitos indiretos a confirmar as relações no modelo estrutural. O estudo teve implicações diretas (avaliação da performance da marca, do comportamento do consumidor e perfil do turista) para o Porto e Norte, e das discussões foram tiradas ilações para a gestão e dados contributos para as DMO, e outros stakeholders do DT. Concluiu-se que o modelo conceptual integrativo TouristMIND é um contributo original e relevante, pois em termos práticos, o modelo e o instrumento de recolha de dados (questionário) representam uma ferramenta útil para as DMO avaliarem o DB dos DT.
- Modelo Conceptual Integrativo de Destination Branding: teste empírico no Porto e no Norte de PortugalPublication . Carvalho, Pedro Domingos da Costa; Salazar, Ana Maria Pinto Lima Vieira Brites Kankura; Ramos, PauloO presente estudo tem como objetivo desenvolver e testar um novo modelo conceptual de branding de destinos turísticos, incluindo e integrando os conceitos de identidade de marca (associações da marca), da imagem da marca, da qualidade percebida, da satisfação e da lealdade turística. Este estudo levanta hipóteses de relação entre estes constructos. Este artigo pretende contribuir para a conceptualização do destination branding que é identificado como um conceito crítico para a competitividade dos destinos turísticos.
