Browsing by Author "Carvalho, Marianne da Cruz de"
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- A importância do brincar na construção de conhecimentos de crianças na pré-escolaPublication . Carvalho, Marianne da Cruz de; Marinho, SusanaAs crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano, que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Através do ato de brincar, a criança desperta suas habilidades mais precisas para um bom desenvolvimento, que a conduzirá durante toda a sua vida. Muitos professores apresentam resistência em propiciar situações que envolvem brincadeiras na educação infantil em suas práticas pedagógicas. Para alguns educadores e pais, a brincadeira na educação infantil é vista apenas como um passatempo sem propósitos educacionais definidos. Este trabalho tem como foco de investigação analisar a relevância da brincadeira, enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento integral e construção de conhecimentos de crianças em idade pré-escolar, focando a percepção e importância que os educadores e pais dão a essa prática no cotidiano e o papel que os mesmos desempenham para a facilitação da brincadeira no contexto educativo. O estudo empírico tem como fundamento uma concepção histórica crítica de educação, através de um estudo descritivo, com metodologia qualitativa, a partir da aplicação de questionários aos pais e educadores, entrevistas com profissionais da área de Educação Infantil e observação naturalista da prática pedagógica do educador em sala de educação pré-escolar. Os resultados mostram que apesar das limitações que configuram a rotina na Unidade Pedagógica, o brincar comparece na Educação Infantil em diversas práticas do cotidiano, sejam elas livres ou direcionadas pelo educador, sendo considerada pela maioria dos pais e educadores, como ferramenta essencial para o desenvolvimento integral da criança e para a construção de conhecimentos propostos no currículo pré-escolar. Os pais e educadores envolvidos no processo educacional, em sua maioria, também reconhecem que a pré-escola não apresenta o espaço apropriado para a efetivação satisfatória do brincar, assim como não dá o devido destaque ao brincar no cotidiano escolar.