Browsing by Author "Carvalho, Elisabete Fernanda Ferreira de"
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- As perceções dos professores sobre a unidade de ensino especializado numa escola de 2º e 3º ciclo no FunchalPublication . Carvalho, Elisabete Fernanda Ferreira de; Coelho, FátimaÁ luz das orientações e concretizações verificadas ao longo de décadas no contexto internacional, compatíveis com o regime em vigor no espaço nacional e com o sentido de pôr em prática a filosofia e os princípios da Escola Inclusiva, uma das medidas implementadas nos últimos anos, na Região Autónoma da Madeira, de modo, a que todas as crianças e jovens possam aprender juntos, no mesmo contexto, beneficiando de respostas educativas adequadas e diferenciadas, que visem o sucesso educativo de todos sem exceção, tem sido a criação de Unidades de Ensino Especializado. Esta resposta educativa, pretende apoiar a educação e o ensino de crianças e jovens com problemas graves de cognição e situações de multideficiência. Este estudo essencialmente quantitativo, desenvolveu-se numa escola básica de 2º e 3º ciclos, do Funchal e visa analisar as perceções dos professores sobre a Unidade de Ensino Especializado na mesma, no que se refere à inclusão, à resposta educativa e à formação dos docentes. Para a realização do estudo, utilizou-se um questionário, ao qual responderam 108 professores. Os resultados encontrados mostram que, de uma maneira geral, os professores parecem revelar uma perceção favorável face à Unidade de Ensino Especializado e à inclusão educacional, mas não revelam concordância com os benefícios da integração na sala de aula, ao nível das aprendizagens e na aquisição de competências académicas para alunos com problemas graves de cognição e situações de multideficiência, considerando, o ensino destes alunos uma tarefa demasiado exigente para o professor do ensino regular. Os resultados evidenciam ainda, que e escola reúne condições para assegurar o sucesso educativo destes alunos, no entanto, apontam a falta de recursos e a necessidade de formação especifica como fatores que dificultam o processo de inclusão. Conclui-se, que de uma maneira geral, as variáveis estudadas, exercem uma influência pouco significativa nas perceções dos professores.