Browsing by Author "Carmo, Carla Isabel Fernandes do"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A perceção dos professores do 1º ciclo do ensino básico e de educação especial face à utilização das TIC para o ensino/aprendizagem de alunos com Trissomia 21Publication . Carmo, Carla Isabel Fernandes do; Coelho, FátimaA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na área da educação, tem-se revelado um suporte às aprendizagens dos alunos com Trissomia 21 e com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em geral, proporcionando-lhes o desenvolvimento das suas capacidades e competências funcionais, para além de facilitar uma maior inclusão na escola e na sociedade. Existem cada vez mais estudos sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação com alunos com NEE e em particular com Trissomia 21. Contudo, não foram encontrados estudos realizados no Algarve relativamente a esta temática. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer a perceção dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação Especial, face à utilização das TIC no ensino/aprendizagem dos alunos com Trissomia 21, das escolas públicas da região do Algarve. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza quantitativa, no qual se optou por recolher os dados através da utilização de um inquérito por questionário, que foi preenchido por cento e trinta professores do 1.º Ciclo e de Educação Especial. Pode-se concluir que, em geral, os professores dão muita importância à utilização das TIC para o ensino/ aprendizagem dos alunos com Trissomia 21. A maioria dos docentes que trabalha ou já trabalhou com alunos com Trissomia 21 recorre às TIC no processo de ensino/ aprendizagem de alunos, contudo, excetuando a utilização do computador, a utilização das demais tecnologias é pouco frequente. Nos docentes com especialização existe uma maior perceção de boa preparação, ao nível das TIC, de modo a utilizá-las na sua sala de aula e nomeadamente com alunos com NEE, do que nos docentes sem especialização.
