Browsing by Author "Cardoso, Ana Rita da Silva"
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- Avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências de leitura, escrita e matemática no pré-escolar: literacia e numeracia emergentesPublication . Cardoso, Ana Rita da Silva; Costa, AnaAtualmente, a promoção de competências de literacia e numeracia emergentes no contexto pré-escolar tem vindo a ser alvo de maior atenção ao nível da educação infantil. De facto, a promoção precoce destas competências já comprovou aumentar a realização escolar posterior. Assim, sendo que as competências de leitura, escrita e matemática se encontram relacionadas, crianças com dificuldades numa das áreas apresentam uma elevada probabilidade de indicar dificuldades nas outras e vice-versa e esta mútua influência inicia-se já no período pré-escolar. Deste modo, neste trabalho foi desenvolvido e aplicado um programa de promoção de competências denominado “Do Brincar ao Saber”. O objetivo consistiu na avaliação do efeito do programa na evolução das competências de leitura, escrita e matemática e pretendeu-se também testar a adequação dos materiais utilizados. Na investigação participaram 52 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, que frequentam o último ano do ensino préescolar de um Agrupamento de Escolas do grande Porto. Da amostra recolhida, fazem parte 23 participantes com 5 anos de idade e 29 com 6 anos. O programa foi implementado pela investigadora ao longo de 16 sessões bissemanais, a grupos de 13 crianças. Todas elas foram avaliadas em dois momentos (pré e pós-teste), através da prova “Pré-escolar”. Os resultados obtidos apontam para a eficácia do programa ao nível do desenvolvimento deste tipo de competências no grupo experimental, que foi alvo de uma evolução mais acentuada nos resultados da prova, comparativamente com os outros grupos. Para além disso, no que respeita às diferenças de desempenho entre sexos, é possível afirmar que as meninas apresentam melhor desempenho no momento do pós-teste, porém as diferenças verificadas não são significativas. Por fim, é importante considerarmos que este tipo de intervenção, apesar de se centrar em competências específicas, deve ser realizada de forma contextualizada e a par de intervenções mais vastas ao nível da literacia e numeracia emergentes.