Browsing by Author "Cardoso, Ana Cristina das Neves Marques"
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- Inclusão: reflexão sobre as atitudes e as práticas docentesPublication . Cardoso, Ana Cristina das Neves Marques; Marinho, Susana; Costa, Maria Elisa Gomes daA escola atual tem como objetivo principal responder às Necessidades Educativas de uma população escolar cada vez mais heterogénea e contribuir para a construção de uma Escola Inclusiva, onde o modelo de atendimento seja o mais adequado a cada um. Neste contexto, o professor é, sem sombra de dúvidas, um elemento chave de todo o processo, sobre o qual recaem responsabilidades acrescidas na concretização da filosofia inclusiva. O presente estudo analisa o tipo de atitudes e práticas dos professores do 2º e 3º ciclo e de Educação Especial, de duas escolas públicas do ensino regular, de um agrupamento de escolas do distrito da Guarda, face à inclusão de crianças com NEE resultantes de deficiência mental, na sala de aula. No presente estudo, foram inquiridos 37 professores, os quais foram submetidos a um inquérito por questionário, com uma série de itens, cujas respostas foram posteriormente analisadas. Este projeto nasceu do desejo de alcançar uma maior capacidade de intervenção no ensino e nas aprendizagens dos alunos. Uma das maiores apostas da escola de hoje consiste em criar condições para que a generalidade dos alunos consiga ter sucesso na aprendizagem, independentemente das suas diferenças físicas, culturais, sociais, cognitivas ou outras (Ainscow, 1997). Pretende-se, deste modo, responder à questão: Qual a perceção, atitudes e práticas dos professores de duas escolas dos 2º e 3º ciclos e de Educação Especial, de um Agrupamento do distrito da Guarda, face à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais, portadoras de Deficiência Mental, na sala de aula? Tendo em mente que a escola inclusiva é um lugar onde todas as crianças e jovens aprendem juntos, com as mesmas oportunidades, procura-se com este estudo, compreender qual o entendimento dos professores do Ensino Básico, no que diz respeito à inclusão das crianças/jovens com NEE nas turmas do ensino regular. O objetivo final desta investigação assenta no paradigma da inclusão, tentando apreender qual o modelo de atendimento mais privilegiado pelos professores, e deduzir se as crianças com NEE, resultantes de deficiência mental, estão a ser incluídas, ou não, no sistema comum deste nível de ensino, através do cruzamento das variáveis com as hipóteses definidas na metodologia de investigação. Utilizámos o método quantitativo e análise de conteúdo, em que os resultados são apresentados de forma descritiva. Foi utilizado, como método de recolha de dados, o inquérito por questionário. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos inferir que os docentes aceitam a inclusão das crianças com NEE/DM, no entanto, esta aceitação não é consensual em todas as áreas indispensáveis a uma inclusão de sucesso.