Browsing by Author "Camargo, Eliz Cristina Junqueira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Publicidade nas Olimpíadas de 2016Publication . Camargo, Eliz Cristina Junqueira; Galhardo, AndreiaAs olimpíadas trouxeram a possibilidade de engrandecimento aos olhos do mundo com base no desempenho esportivo. No entanto, com o passar do tempo, adquiriram um caráter cada vez mais comercial e político. Devido aos esportes terem estabelecido um profundo vínculo com as pessoas individualmente e com a sociedade em geral, passaram a ser atraentes para a economia e para as mídias. Com isso, os eventos esportivos começaram a ser explorados. Isso fez com que adquirissem um impacto econômico, o que levou a sua utilização pelos canais de publicidade. Dessa forma, eventos como as Olimpíadas de 2016 tornaram-se focos de investimentos para muitas áreas e objeto do interesse de muitas empresas que utilizaram a publicidade para venderem e melhorarem suas imagens. Em meio a esse contexto, este trabalho teve por objetivo uma análise, à luz da Semiótica, de como a publicidade se relaciona com a cultura e com o desporto, por meio da compreensão de como os apelos e valores sociais foram apropriados pelo discurso publicitário na comunicação desportiva das Olimpíadas Rio 2016. Para atingir tal propósito, a pesquisa constituiu-se em um estudo interpretativo com a abordagem teórica qualitativa e quantitativa simples. O instrumento de coleta de dados da pesquisa foi a análise de peças publicitárias, em duas revistas de grande circulação no Brasil, em que os dados foram processados por meio do método de análise de conteúdo. Diante dos resultados, concluímos que o desporto, sendo uma prática corporal organizada em conformidade com a identidade social humana e vinculada não só aos valores do esporte, mas também aos valores que nele são refletidos e gerados pelos indivíduos a partir dos significados que estes atribuem a tal prática, funciona como um espelho da sociedade assim como a publicidade e esta, por sua vez, tem no desporto um apelo, ou melhor, um forte argumento persuasivo, uma vez que o esporte agrega tanto valores da sociedade como do próprio esporte.