Browsing by Author "Camacho, Carmen Maria Lopes de Ponte"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Recursos tecnológicos e motivação para a aprendizagemPublication . Camacho, Carmen Maria Lopes de Ponte; Coelho, FátimaNos dias que decorrem é imprescindível que os alunos se sintam motivados para aprender e desenvolvam uma postura positiva perante o seu percurso de aprendizagem. Procurou-se com este projeto de investigação relacionar a motivação e a aprendizagem com base na exploração das ideias defendidas por diversas teorias sobre estas dimensões. Esta exploração foi feita também procurando compreender se a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ajudam a desenvolver competências nos jovens e aumentam a motivação para as aprendizagens escolares. A recolha de dados neste projeto foi realizada através de um questionário com perguntas essencialmente fechadas ao qual responderam 45 alunos com idades entre os 12 e os 15 anos. Concluiu-se que os alunos mais motivados são aqueles que gostam das aulas, havendo correlação entre estas variáveis, e também entre o gosto pelos estudos com o gosto das aulas e da escola. Não se verificou correlação entre o género, a idade, o número de repetências e o tempo de utilização das TIC pelos alunos com a dimensão motivação. Acrescenta-se que os alunos gostam mais das aulas e ficam mais motivados quando estas são mais práticas e experimentais, com o recurso às TIC, conteúdos interessantes e o apoio do professor; e mais desmotivados com os conteúdos teóricos e difíceis ou com os seus colegas. Finalmente, 98% dos alunos revelaram ter computador que usam, em casa, 3 horas por dia, mas apenas 67% utilizam-no na escola, menos que 1 hora por dia. Após a reflexão sobre os dados recolhidos apresenta-se uma proposta de intervenção que consiste na criação de uma Sala de Aula do Futuro (SAF), considerado um ambiente inovador de aprendizagem que se prevê ser o futuro das nossas salas de aula. Esta sala desafia os professores e os alunos a explorarem os elementos essenciais na aprendizagem do século XXI, num ambiente imerso em tecnologia atual e tendências sociais que influenciam a educação.