Browsing by Author "Branco, Ana Rita Almeida Landim Nogueira"
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- A origem africana do consumidor como variável nas preferências publicitárias e escolhas de consumo: uma análise no contexto da sociedade portuguesaPublication . Branco, Ana Rita Almeida Landim Nogueira; Simões, Elsa; Ramos, PauloNa publicidade é nuclear a importância de conhecer o consumidor, as suas necessidades e preferências, bem como os seus hábitos de consumo e estilo de vida. Para tal, é essencial que as marcas reconheçam as imensas singularidades do seu público e promovam, em concordância, campanhas publicitárias inclusivas. Particularmente, nos dias correntes, onde os movimentos por justiça e inclusão social se têm estabelecido com maior notoriedade nas sociedades contemporâneas, a publicidade deve ser utilizada pelas empresas como uma ferramenta mobilizadora e transformadora, assentando em noções de representatividade e tolerância, a fim de fundar e/ou fortalecer a relação com o consumidor. Nesse sentido, e considerando a necessidade de aumentar a representatividade de mais e variados grupos minoritários na indústria publicitária, direciona-se a atenção deste estudo para a mensagem publicitária assente em diversidade étnica e respetiva influência na perceção e comportamento do consumidor de etnia africana em Portugal. Com esse intuito, a investigação foi estruturada em duas grandes partes: revisão de literatura e estudo empírico. Na primeira, foram abordadas conceções pertinentes, como grupos minoritários, etnia, comunicação publicitária, comportamento do consumidor africano, entre outros, bem como a forma como se relacionam entre si. Na segunda parte, tendo por base o estudo da literatura relevante, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa que, efetivamente, permitiu compreender a influência entre as dimensões elaboradas e, dessa forma, avaliar a importância da representatividade publicitária para o indivíduo de etnia africana e consequentes efeitos comportamentais, percetivos e de consumo, na sociedade portuguesa.