Browsing by Author "Amorim, Maria Margarida Paiva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Pensamento crítico nos estudantes e profissionais da área da saúdePublication . Amorim, Maria Margarida Paiva; Silva, IsabelO Pensamento Crítico objectiva-se como um domínio fundamental para o ser humano, em qualquer uma das suas áreas de actuação. Fulcral nos processos de resolução de problemas e na tomada da decisão, este domínio afigura-se como elementar na área da Saúde, contribuindo para a eficácia do raciocínio clínico. Constituindo-se como competência ou conjunto de competências, o investimento em ferramentas para o desenvolvimento e avaliação do Pensamento Crítico torna-se pertinente, tanto na área académica como profissional. O presente estudo propõe-se desenvolver dois instrumentos de avaliação: um relacionado com a avaliação do grau de importância que os estudantes e os profissionais de saúde atribuem às competências e actividades relacionadas com o Pensamento Crítico, e um segundo direcionado para a avaliação de competências de Pensamento Crítico em estudantes e profissionais da área da Saúde. Relativamente a estes instrumentos foram analisadas as suas qualidades psicométricas, assim como os resultados obtidos pelos participantes no estudo. Foi estudada uma amostra de conveniência, não aleatória, constituída por 219 indivíduos, dos quais 117 são estudantes de cursos superiores na área da saúde, e 102 são profissionais de saúde. Os resultados sugerem que os instrumentos de avaliação criados apresentam boas qualidades psicométricas relativamente à Fidelidade e Sensibilidade, e qualidades psicométricas aceitáveis no estudo da Validade. As respostas dos participantes permitem ainda estabelecer uma comparação entre o grupo de estudantes e o grupo de profissionais, verificando-se algumas semelhanças e diferenças entre os grupos, que nos permitem uma reflexão acerca da importância do desenvolvimento das competências de Pensamento Crítico nos contextos académico e profissional.