Browsing by Author "Amaral, Rosinei Fernandes"
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- A inclusão dos alunos com perturbação intelectual numa Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de Santarém do ParáPublication . Amaral, Rosinei Fernandes; Saavedra, LuísaO presente estudo tem como finalidade mostrar o processo de interação entre os alunos que apresentam Perturbação Intelectual, e os demais colegas de sala de aula, bem como, apresentar a falta de conhecimento de alguns professores que elaboram suas atividades sem considerar a presença desses alunos, avaliando-os no mesmo nível, e contribuindo assim para o insucesso da aprendizagem. Ressaltando que atualmente o DSM V, é considerado a mais recente edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais da Associação Psiquiátrica Americana e, determinou que os transtornos geralmente diagnosticados na infância ou adolescência, fossem substituídos por transtornos do neurodesenvolvimento, uma vez que, os critérios para Deficiência Intelectual enfatizaram que, além da avaliação cognitiva é fundamental avaliar a capacidade funcional adaptativa. Os Transtornos de Comunicação agrupam antigos diagnósticos com discretas alterações quanto à divisão e nomenclatura. O trabalho foi realizado através do teste sociométrico aplicado aos alunos com incapacidade intelectual, além do questionário com os docentes em uma escola na cidade de Santarém-Pará-Brasil. A escola escolhida por conveniência. Observou-se que os alunos com perturbação intelectual incluídos nesta instituição, são atendidos por uma professora de educação especial, em horário oposto ao horário normal das aulas. Os alunos possuem desenvolvimento cognitivo e social, e que, as maiores dificuldades para a inclusão são falta de capacitação dos professores, falta de parcerias com profissionais especializados para trabalhar a inclusão de forma mais realista com a comunidade escolar e materiais adaptados para os alunos incluídos. O projeto de intervenção incluiu as medidas corretivas à situação diagnosticada, elaboradas colaborativamente.