Browsing by Author "Amaral, Judite Maria Pinheiro de Sousa"
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- Competências sociais e pessoais: actividades prisionais num estabelecimento especial da região nortePublication . Amaral, Judite Maria Pinheiro de Sousa; Jólluskin, GloriaToda a tarefa de construção deste trabalho desenvolve-se em torno da problemática de aquisição de competências sociais e pessoais nas reclusas do Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo. Saber se, após a sua entrada no Estabelecimento Prisional, com o desempenho de uma actividade prisional, se constatam índices mais elevados ao nível das competências sociais e pessoais tornou-se no nosso objectivo central, na medida em que são fundamentais para uma posterior reinserção social. Propiciar condições dignas que contribuam para o seu processo de reintegração social faz parte dos esforços de implementação de estratégias que a tornem uma realidade. É nosso intuito chegar a soluções que permitam melhorar a situação actual e, dessa forma, contribuir para um melhoramento do sistema prisional, oferecer expectativas de reintegração. Toda esta caminhada teve início com uma breve referência à reclusão feminina, objecto do nosso estudo, com a descrição do Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo, local onde colhemos a nossa amostra e culminou com a descrição do percurso de encaminhamento das reclusas dentro do EP, o que nos possibilitou uma representação do seu quotidiano e competências desenvolvidas pelas mesmas. Com este trabalho pretendemos saber se o combate à ociosidade prisional é um caminho que propicia a reinserção social. All the task of constructing this work develops under the problematic of the acquisition of social and personal skills by the female prisoners of “Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo”. Getting to know if, after their entry in prison, with the performance of a professional activity, higher rates concerning social and personal skills can be observed has become our main goal, as they are fundamental to a later social reinsertion. Providing worthy conditions that contribute to their process of social reintegration is part of the efforts of strategies implementation that make it a reality. It’s our intention to reach solutions that make it possible to improve the present situation and, that way, contribute to an improvement of the prison system and offer reintegration expectancies. All this walk had its beginning with a brief reference to the female confinement, object of our study, with the description of “Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo”, where we collected our sample and it culminated with the description of the prisoners’ guiding trajectory inside the EP, which enabled us a representation of their daily routine and the skills developed by themselves. With this work we want to know if the combat to prison idleness is a way that favours social reinsertion.
- Comportamentos anti-sociais na prisão: análise de medidas disciplinares numa amostra de reclusasPublication . Amaral, Judite Maria Pinheiro de Sousa; Jólluskin, GloriaO que se pretende com o presente estudo, será analisar questões relacionadas com a agressividade e bullying em contexto prisional ao nível de ofensores femininos. Verifica-se a necessidade de percepcionar se variáveis sócio-demográficas e jurídico-penais favorecem o desencadeamento de um aumento de comportamentos condenáveis institucionalmente, bem como a possível existência de factores facilitares do surgimento dos mesmos, aspirando a compreensão da realidade prisional feminina, perspectivando a adopção de medidas de prevenção situacional da violência neste meio tão específico. Uma vez que a mulher ofensora expressa a sua agressividade de forma diferente do ofensor masculino, segundo Pereira e Gonçalves (2007), isto é, não se espelha na totalidade de um espectro físico, torna-se imprescindível um olhar atento no plano de comportamentos agressivos não tão explícitos, nomeadamente o psicológico, coercivo e indirecto. Para tal, iremos utilizar a Direct and Indirect Prisoner Behaviour Checklist - Revised (DIPC-R) (Ireland, 2002) no sentido de averiguar a existência de correlação entre as tipologia de bullying e as medidas disciplinares que as reclusas da amostra apresentam ao nível do processo individual de recluso. Será avaliada uma amostra de 150 sujeitos, sendo que 62 possuem medidas disciplinares aplicadas e 88 não possui qualquer registo de medidas disciplinares no seu processo. Para obtenção da informação, primeiramente proceder-se-á à realização entrevistas individuais com as reclusas, onde será solicitado o preenchimento da DIPC-R (Ireland, 2002). Após a recolha de informação individualizada, utilizar-se-á grelhas de registo, de dados sócio-demográficos e jurídico-penais, bem como de factores que favorecem a ocorrência de comportamentos condenáveis, através de uma recolha de dados meramente processual. Relativamente aos procedimentos estatísticos, no que concerne aos estudos descritivos serão utilizadas frequências brutas e relativas. Foram também utilizados testes não paramétricos, nomeadamente o Mann-Whitney e o Kruskal-Wallis. Por último, nos estudos correlacionais, procedeu-se á análise da correlação através do teste de Spearman.