Browsing by Author "Alves, Everton Ucela"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Políticas públicas de educação inclusiva: o posicionamento dos docentes de Santo André - BrasilPublication . Alves, Everton Ucela; Almeida, João deNas últimas décadas a inclusão escolar deixou de ser um ideal e passou a ser uma prática cotidiana, tornando-se responsabilidade dos órgãos competentes garanti-la e para que a inclusão verdadeiramente aconteça se faz necessário a consciência do docente sobre o seu papel fundamental de executar na prática tudo o que foi idealizado em teoria. Este estudo tem como objetivo analisar a satisfação dos docentes de escolas públicas da cidade de Santo André frente à inclusão de alunos com deficiência, bem como analisar as práticas e percepções que os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I possuem em torno da problemática. Para o desenvolvimento empírico da pesquisa, participaram um total de 82 professores de diversas escolas da cidade de Santo André, com representantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, aos quais foi aplicado um questionário para captação de dados. Os resultados obtidos apontam que o tempo de serviço não influencia na satisfação em relação a inclusão, no entanto o grupo de docentes que atuam entre 6 e 11 anos demonstra-se mais insatisfeitos. Verificamos também que os docentes da Educação Infantil possuem maior disposição a incluir alunos com deficiência quando comparados aos docentes do Ensino Fundamental I. Observamos igualmente que os docentes que atuam em escolas periféricas são mais inclusivos do que os docentes de escolas centrais. Constatamos ainda que, os docentes da Educação Infantil buscam mais formações sobre a inclusão que os docentes do Ensino Fundamental I. De nossa análise, no que diz respeito as barreiras e facilitadores percebidos pelos docentes em relação a inclusão dos alunos com deficiência, constata-se que existem ações e recursos para garantir a inclusão de tais alunos, no entanto não são suficientes. Observa-se também que os docentes não se sentem preparados para lidar com a inclusão de alunos com deficiência. Por fim, constata-se com uma média ligeiramente favorável que os docentes concordam com a inclusão de todos os alunos, independentemente de sua deficiência.