Browsing by Author "Almeida, Sulanita Silva de"
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- A realidade da inclusão em duas escolas no município de Santarém da rede pública e particularPublication . Almeida, Sulanita Silva de; Ventura, TerezaA inclusão de alunos com deficiência na escola regular busca prover educação igualitária a todos alunos, sem distinção entre eles. Este estudo tem por objetivo, analisar a inclusão escolar, através da percepção de gestores, equipe técnica e professores de duas escolas da rede pública e particular do Município de Santarém. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, foi aplicada um entrevista a 58 participantes onde se incluiam gestores, equipe pedagógica, professores do AEE e professores regulares de duas escolas, uma particular e outra pública, no Município de Santarém – Pará. Os participantes relataram que a inclusão escolar iniciou em Santarém, em 1991, com a criação de classes especiais, mas a inclusão nas salas regulares foi a partir de 2008. Estas escolas oferecem vários serviços aos alunos com deficiência, realizados por uma equipe multiprofissional, com psicólogo, assistente social, pedagogo, especialista em AEE, psicopedagoga, instrutor surdo, mediador, além da sala de recursos. Para os participantes, a inclusão é um processo contínuo, visando ofertar uma educação de qualidade e igualitária a todos os alunos. Entretanto, há ainda dificuldades para que a inclusão se torne eficaz, como falta de recursos para implementação das atividades pedagógicas específicas, além de falta de verbas para essas atividades no setor público, além da falta de aceitação destes alunos, por falta de conhecimento e preconceito de alguns membros da comunidade escolar. Assim, o atendimento dos alunos com deficiência é realizado, além das atividades na classe regular, através de projetos envolvendo-os e as suas famílias, que é monitorado e avaliado, especialmente pela equipe multiprofissional e pela equipe pedagógica, e na escola pública, também pelos professores regulares. Os professores recebem formação continuada na área de Educação Inclusiva, e na escola pública, realizam cursos de Braile e Libras, além do atendimento ao aluno com espectro autista. Também são realizadas atividades com todos os alunos visando a sensibilização para o contato diário com os alunos com deficiência, ensinando-os respeito e a conviver com a diversidade. Como desafio para efetivação da inclusão, foi observado a discriminação e falta de participação da família no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Analisando as duas escolas, observou-se que as duas tem estrutura predial para o atendimento dos alunos com deficiência, recursos humanos capacitados, porém, ainda há muito a ser feito para alcançar a excelência em educação inclusiva, como ampliar a formação continuada dos professores e ofertar recursos tecnológicos para o trabalho com o público-alvo. Concluiu-se ainda que a inclusão nas escolas analisadas apresenta perspectivas de que, gradativamente, esse processo se concretize totalmente, porém fica perceptível que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para chegar à verdadeira inclusão desses alunos na rede regular de ensino, conforme prescritos pelos autores que fundamentaram este estudo, que ressaltam que incluir, exige serviços e recursos de apoio tanto para educadores, quanto para os educandos.