Browsing by Author "Almeida, Fernanda Limeira Mussallam"
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- As necessidades na formação docente em educação inclusiva: uma análise na rede de ensino no município do Rio de JaneiroPublication . Almeida, Fernanda Limeira Mussallam; Coelho, FátimaA escola atual assume um papel fundamental na formação dos alunos. Consequentemente esta deve atender as necessidades específicas da comunidade escolar e adaptar se a todos os alunos sem exceção. Neste contexto, o professor é visto como peça fundamental. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender as necessidades na formação dos professores do Município do Rio de Janeiro, para que estes se sintam preparados para o atendimento de crianças com Necessidades Especiais (NE) em uma sala de aula diversificada. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo com a aplicação de um questionário, via “Google Forms”. Optou-se por constituir uma amostra de conveniência tipo “bola de neve” com 50 professores respondentes do 1º ciclo do Município do Rio de Janeiro, que estão atuando em sala de aula. A análise dos dados foi realizada pelo software SPSS. Conclui-se que a maioria dos professores não obteve formação específica na área da Educação Inclusiva e consideram a formação inicial insuficiente. No entanto estão disponíveis para buscarem práticas, elementos e ferramentas que os auxiliem na inclusão de alunos com necessidades específicas. A maioria sente-se mais segura com a frequência de formação continuada e consideram-na essencial para o desenvolvimento de competências, estratégias e práticas capazes de atender todos os alunos. Os participantes na sua maioria apontam como as principais dificuldades que sentem na sala de aula causas externas (o elevado número de alunos na sala de aula; escassez de profissionais especializados e falta de estruturas e recursos). Quando aos cursos de formação continuada gostariam que fossem mais práticos e menos teóricos. Referem à falta de tempo por motivo das horas de jornada de trabalho, como o maior impedimento para a frequência destes cursos. Quanto às suas necessidades de formação a maioria indica o aprender formas de promover o sucesso escolar e educativo de todos os alunos, adquirir mais conhecimentos sobre pedagogia diferenciada na sala de aula e sobre planificação de atividades e organização de materiais de acordo com o perfil do aluno.