Browsing by Author "Almeida, Ana Silia Silva de"
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- Práticas pedagógicas na educação infantil inclusiva na verbalização dos educadores em um centro municipal de educação infantil da cidade de Santarém (Pará)Publication . Almeida, Ana Silia Silva de; Fragata, OrlandoA inclusão na Educação Infantil é um processo essencial para construir uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora, visto que é mais que o simples acesso à escola, pois promove a valorização das diferenças e o respeito à singularidade de cada criança. O estudo tem por objetivo geral, analisar a verbalização dos educadores sobre a inclusão na educação infantil em uma Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI da cidade de Santarém – Pará. A metodologia utilizada, com enfoque empírico-analítico, foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de questionários aos profissionais de educação que atuam na UMEI no bairro Santarenzinho. O perfil destes profissionais é de professores e pedagogos que atuam na Educação Infantil, na faixa etária de acima de 36 anos, do gênero feminino, com mais de 4 anos de formação em magistério, atuando há mais de 16 anos em estabelecimentos escolares, com especialização na área de atendimento infantil. Em análise da verbalização destes profissionais da educação sobre a inclusão na Educação Infantil, verificou-se que a maioria concorda que esta inclusão já exista em Santarém, assim, como sua formação foi baseada nos princípios da inclusão escolar. Mas além da formação inicial, os profissionais de educação devem também receber formação continuada, habilitando-os para atender às crianças com deficiência, viabilizando seu processo educacional, possibilitando que os professores possam trabalhar suas práticas pedagógicas de forma mais eficaz com a variedade de alunos em suas salas de aula, inclusive aqueles com necessidades especiais, e com diferentes estilos de aprendizagem, envolvendo o ensino personalizado, aprendizado colaborativo, através de projetos e tecnologias digitais, promovendo, então, a inclusão na Educação Infantil. Destacou-se nas falas dos profissionais da educação, os desafios e potencialidades da inclusão na Educação Infantil, enfatizando que o o espaço adequado e profissionais qualificados, afirmando que estes dois itens são essenciais para que uma inclusão de qualidade. Entretanto, para que se alcance essa qualidade, é necessário mudanças significativas na UMEI, como oferta de formação continuada aos professores, adaptação do currículo atual, além de modificação do espaço escolar, para que se possa atender de forma igualitária aos alunos, com deficiência ou não. Concluiu-se que a inclusão é essencial para que se construir uma sociedade mais igualitária, especialmente quando se inicia esse processo desde a Educação Infantil, pois desta forma a criança com deficiência e as crianças sem deficiência podem fomentar suas capacidades, sem distinção de qualquer natureza no seu desenvolvimento educacional.
