Browsing by Author "Almeida, Ana Cristina Luz Lemos"
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- Avaliação da eficácia de um curso de primeira ajuda em saúde mental para estudantes do ensino superiorPublication . Almeida, Ana Cristina Luz Lemos; Fonte, Carla; Jólluskin, GloriaO ensino superior corresponde a uma etapa da vida dos jovens que é entendida como sendo um período complexo, caracterizado por um conjunto de desafios e adaptações, que modificam o quotidiano da pessoa. Estas modificações na vida dos jovens, são sentidas e experienciadas com algumas dificuldades que se refletem no comportamento, nas emoções e nas capacidades cognitivas. Desta forma os jovens devem adotar estilos de vida saudáveis para obterem saúde mental e bem-estar e tornar esta transição menos penosa. O conceito LSM, surge com a necessidade de promover a saúde e prevenir a doença no quotidiano dos indivíduos, fazendo com que se capacitem no reconhecimento dos problemas de SM. Ao aumentarem a LSM, estão a adquirir conhecimentos sobre as componentes deste conceito, que vão ajudar a pessoa a fazer uma melhor gestão da vida diária. Estas componentes ajudam o indivíduo a compreender e a manter a saúde mental, detetar possíveis perturbações mentais, capacitar a pessoa na busca de apoio e de cuidados profissionais, promovendo adoção de recursos para diminuir o estigma. Este conceito não se baseia em ensinar o individuo a reconhecer os problemas de SM, mas caracteriza-se por ser uma ferramenta que fortalece a pessoa no desenvolvimento de aptidões que ajudarão a diminuir o estigma, orientando na procura de apoio para um tratamento apropriado. Neste âmbito apresenta-se um estudo cujo objetivo é avaliar a eficácia de um curso de primeira ajuda em saúde mental para estudantes de ensino superior. Participaram 10 estudantes portugueses com idades compreendidas entre os 19 e os 30, com uma média de idades de 23,50 anos e desvio padrão 2,877. Todos os estudantes eram do sexo feminino. Os dados foram recolhidos utilizando o Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental – (QuaLiSMental), aplicado pré e pós-formação. Os resultados obtidos indicam que houve um ligeiro aumento da literacia em saúde mental nas diferentes componentes. O que ajudou os participantes a estarem mais empoderados agir em prol da saúde mental.