Browsing by Author "Albuquerque, Roberto Stenio Areias Carneiro de"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Uso de modelos matemáticos interpretados em plataforma digital como estratégia para o ensino e aprendizagem da matemática: um estudo do desempenho de estudantes do Ensino Médio ao aplicar o modelo psi-zero na resolução de problemas de contagemPublication . Albuquerque, Roberto Stenio Areias Carneiro deTema: Uso de modelos matemáticos interpretados em plataforma digital como estratégia para o ensino e aprendizagem da matemática: um estudo do desempenho de estudantes do Ensino Médio ao aplicar o modelo psi-zero na resolução de problemas de contagem Obejto de estudo: “Desempenho de estudantes do Ensino Médio ao aplicar o modelo psi-zero na resolução de problemas de contagem”. Objeto de estudo delimitado: “Desempenho de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova ao aplicar o modelo psi-zero na resolução de problemas de contagem”.
- Uso de modelos matemáticos interpretados em plataforma digital como estratégia para o ensino e aprendizagem da matemática: um estudo do desempenho de estudantes do Ensino Médio ao aplicar o modelo psi-zero na resolução de problemas de contagemPublication . Albuquerque, Roberto Stenio Areias Carneiro de; Gouveia, Luis BorgesEste trabalho aborda um estudo com tema relacionado com o ensino e aprendizagem da matemática e lida com as tradicionais dificuldades que os alunos sentem no contexto do raciocínio matemático. A pesquisa é do tipo descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. As estratégias de estudo foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O objetivo geral da investigação foi verificar se a aplicação do modelo psi-zero proporcionaria uma elevação do desempenho de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova na resolução de problemas de contagem. O modelo psi-zero é baseado na aplicação de modelos matemáticos interpretados em plataforma digital. Para explorar o conceito do modelo psi-zero na resolução de problemas de contagem, foi desenvolvida e utilizada a aplicação informática ymat. No ano de 2022, foi feita a recolha de dados por aplicação de Questionário (Blocos I e II) em 79 estudantes; Entrevista estruturada (com 4 questões) em 12 estudantes; e Teste de Desempenho (com 2 questões de contagem) em 85 estudantes. A análise de dados foi feita por análise estatística descritiva e análise de respostas a questões abertas. A restrição do método de estudo está na capacidade de generalizações de resultados e conclusões. A base teórica do estudo conta com a contribuição de diversos autores. O contributo do estudo é a validação da proposta de aplicação do modelo psi-zero como estratégia didática para resolução de problemas de contagem.