FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Teses de Doutoramento by Author "Andrade, Amanda Ferreira Aboud de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Planejamento estratégico, gestão do conhecimento e inteligência de negócios: proposição de um modelo de aplicação à sucessão de empresas junioresPublication . Andrade, Amanda Ferreira Aboud de; Trigo, MiguelProposição de um modelo de planejamento estratégico considerando um sistema de sucessão empresarial para empresas juniores, com foco na Inteligência Empresarial e na Gestão do Conhecimento. As empresas juniores – que são as organizações criadas pelos alunos, no âmbito das instituições de ensino superior, para experimentarem realidades de mercado e de atuação na área profissional de formação – a equipe de comando muda a cada ano, podendo comprometer a sucessão empresarial e o essencial da organização, em virtude da quebra de continuidade, que poderia ocorrer em qualquer pequeno negócio, a gestão do conhecimento e a inteligência de negócios aparecem como mecanismos para ajudar a superar esses constrangimentos, fornecendo meios do conhecimento ser compartilhado, a ponto de contribuir para o desenvolvimento, continuidade e sucessão empresarial, sem a perda do core business e conservando a qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Assim, tem como objetivo propor um modelo de planejamento estratégico que suporte a sucessão organizacional e a inteligência empresarial de empresas juniores. Em termos metodológicos, a teoria fundamentada em dados e a Design Science Research (DSR) foram utilizadas desde o planejamento, categorização, saturação teórica, até à construção do modelo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que buscou a construção de um modelo de aplicação, fez uso de pesquisa bibliográfica, fundamentando o desenho teórico da gestão do conhecimento, planejamento estratégico e inteligência empresarial e documental nas empresas estudadas, em especial nas selecionadas para o teste piloto; pesquisa de campo, ao levantar o perfil do uso do conhecimento nos pequenos negócios e empresas juniores, e a fim de verificar em que ponto se encontra a prática dos pilares do modelo proposto. A partir dos dados coletados traçou-se as necessidades do público escolhido e projetou-se o sistema para compartilhar o conhecimento e promover a inteligência empresarial, por meio de análise de conteúdo e triangulação das informações: Método de planejamento estratégico para pequenos negócios (PeP). Conjunto de frameworks para planejamento estratégico de pequenos negócios, com o principal produto do Canvas Estratégico, no qual o pequeno negócio pode organizar planos de ciclos rápidos e visualizar suas ações, acompanhado do modelo de plano de sucessão e do sistema de gestão do conhecimento com foco no desenvolvimento da Inteligência de Negócio.