FCT (DCEA) - Relatórios Técnico/Científicos
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Browsing FCT (DCEA) - Relatórios Técnico/Científicos by Author "Oliveira, Ítalu Bruno Colares de"
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- Postulados para uma educação a distância: uma tese para um curso de TeologiaPublication . Oliveira, Ítalu Bruno Colares de; Gouveia, Luis BorgesO trabalho desenvolvido e descrito neste documento aborda o conceito geral da Educação a Distância tendo como objetivo a sua aplicação em seminários e em faculdades teológicas no Brasil, no contexto do ensino teológico. O estudo realizado teve por base a experiência de anos de docência no ensino superior, na modalidade EAD, em seminários e faculdades teológicas. O projeto do pós doutoramento foi dedicado à construção de uma proposta para uma nova tese para um curso de teologia que tire partido os avanças recentes associados com o ensino a distância. Os novos interfaces de media trazem novas oportunidades. Um exemplo é o uso do computador (sistema e aplicações) e que designamos por “interfaces culturais” – os interfaces entre o ser humano e dados culturais. Constituem um novo ponto de partida para que o consumo de educação, nos media digitais, proporcionando um espaço virtual de aprendizagem. Em complemento, para adquirir conhecimentos de Teologia também se recorre a Redes, pois as Redes funcionam por afetos e interesses comuns. Ora é precisamente no quadro do digital e das redes que as novas propostas do ensino a distância se situam. Os sistemas educativos, a comunicação, os formatos de trabalho, as relações familiares, o imaginário, as entidades, as organizações políticas, tem tido um forte caráter estético, embora abordado em vários matizes em um mundo agora globalizado pela Internet. Um tipo diferente de ecologia cognitiva vem se instalando com a multiplicação de possibilidades tecnológicas, sobretudo para áreas pobres e inacessíveis do interior da Amazônia, onde a comunicação por barco é o mais comum (com o potencial de formar estudantes, nunca esquecendo o imperativo da qualidade cultural que deve estar associada a esse ensino e aprendizagem). As faculdades e as Universidades foram sendo moldadas, muito conforme as instituições de ensino do século XIV. Mesmo com os diversos media digitais acessíveis para os nichos empresariais e educacionais, o seu recurso em contexto do ensino superior permaneceu, em grande parte, estagnado em modelos retrogrado, muitos deles seculares. A verdade é que as instituições de ensino aplicaram esses diversas media a um modelo retrogrado, amplificando práticas existentes e não as revendo. O retrogrado nunca saiu do cerne das universidades. O EAD veio como um artigo de luxo sem que o retrogrado fosse substituído. O mais interessante disso é que cada dia que se passa existem programas que exigem cada vez menos dos estudantes. As universidades, enquanto instituições de ensino superior, tendem a ser mais tradicionais nos seus processos de ensino e aprendizagem, mesmo quando adotando novas propostas e tecnologias, não abandonam os seus registos habituais. Porém, cada vez mais emergem programas e propostas que fogem do padrão universitário exigindo menos dos seus estudantes e facilitando o processo de ensino e aprendizagem, sem necessariamente existir uma preocupação com o conhecimento, mas sim com e somente o bem estar do aluno. Tal pode prejudicar também a qualidade dos nossos futuros professores e certamente terá as suas consequências na qualidade do conhecimento apreendido e, talvez mais, no conhecimento geredo. Tal terá como consequência criar profissionais cada vez menos qualificados para o mercado, mesmo tomando uma perspetiva mais utilitária do papel da universidade. Enquanto isso mesmo as universidades que, ainda muitas delas, demonizam o EAD, por meio da sua publicidade a divulgam e adoptam, para aumentarem os seus rendimentos ou tomarem novos públicos ou simplesmente manterem os públicos tradicionais que agora se deslocam para propostas mais digitais, mais flexíveis e de caráter mais personalizado e de gestão autónoma por parte do aluno. É neste contexto que se apresenta o programa de teologia, como um caso que serve de exemplo para o anteriormente exposto – propondo estratégias de ensino e aprendizagem e conteúdos adequados para um contexto de maior autonomia e a um público alargado. Mesmo hoje, em pleno século XXI, temos várias universidades mantidas por igrejas. No Brasil existe uma luta para desvincular esta ligação. Este relatório é composto por seis capítulos. Neste texto será exposta a necessidade da criação de um programa de teologia para as massas desfavorecidas financeiramente e culturalmente. Para estudo são analisados os dados e sensos demográficos que mostram as condições sócio-económicas dos evangélicos no Brasil assim como também o nível cultural desse público. Será apresentada e demonstrada uma proposta de um programa de bacharelado em teologia conforme determinado pelo Ministério da Educação do Brasil para adequação a uma universidade. A mesma proposta será comparada com as atividades exercidas por um ministro religioso em comunidades eclesiásticas reforçando a congruência com as mesmas atividades exercidas no oficio religioso. Neste contexto, serão citados os referenciais teóricos utilizados para a produção de um programa que possa servir pessoas de baixa renda e baixa compreensão intelectual que desejam atuar no oficio religioso. Mostraremos a aplicabilidade dos autores tomados como referenciais para a criação do programa proposto. Por fim será demonstrada a criação de um método concebido para a criação do programa proposto assim como a estrutura do mesmo. Em jeito de epílogo são ainda traçados novos caminhos para aprofundar os estudos iniciados com este projeto.