Cadernos de Estudos Mediáticos (2010 - 2012)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Cadernos de Estudos Mediáticos (2010 - 2012) by Author "Cardoso, Paulo Ribeiro"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Atitudes e hábitos de consumo de alimentos funcionais: um estudo exploratórioPublication . Oliveira, Hélder da Silva; Cardoso, Paulo RibeiroUm estilo de vida sedentário e pressionado pela tensão do quotidiano tem levado os consumidores a preocuparem-se mais com a saúde e com a alimentação. Como resultado, surgiu no mercado uma nova tipologia de produtos que se baseia, precisamente, numa atitude saudável e de procura do bem-estar. Os alimentos funcionais estão neste grupo e têm tido um crescimento assinalável ao longo da última década. Neste contexto, o presente artigo procura analisar as preocupações que os consumidores têm com a saúde, o seu conhecimento sobre os alimentos funcionais, as crenças sobre a sua eficácia e os hábitos de consumo deste tipo de produtos. A sedentary life style, strained by daily-life tension, has led consumers to become more concerned with health and food. As a result, a new type of products has come into the market. It is based on a healthy attitude in search of well-being. Functional foods belong to this new type of products and have grown considerably in the last decade. Thus, this paper seeks to analyse consumers’ concerns regarding health issues, as well as their knowledge of functional foods, confidence in functional products’ efficacy and related consumer habits.
- O consumo de televisão e a atitude face à publicidade no contexto da tecnologia DVRPublication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Carreira, TiagoO objectivo deste estudo é o de analisar o modo como a tecnologia DVR poderá introduzir mudanças no modo de consumir televisão e de ver publicidade, e verificar qual a atitude dos indivíduos face à inclusão de publicidade na set-top box. Foi usado o método quantitativo através de um inquérito por questionário, administrado a uma amostra de conveniência de utilizadores e não utilizadores de DVR. Em geral, os resultados indicam que ver televisão é mais agradável com a utilização do DVR e que o consumidor tem mais controlo sobre o que vê. A possibilidade de exploração do DVR como veículo publicitário obteve uma resposta claramente negativa por parte dos entrevistados. The objective of this study is to analyse how DVR technology can change the way people watch television and see advertising, as well as to evaluate their attitude towards the insertion of advertising in the set-top box. Using a quantitative approach, a questionnaire was applied to a convenience sample of users and non-users of DVR. Overall, results show that watching television is more enjoyable with the use of DVR and that the consumer has more control over the choice of contents. The possibility of exploring DVR as an advertising media received a negative reaction among the participants.
- A marca cidade avaliada pelos seus residentes: as dimensões do seu valor e a sua influência na satisfaçãoPublication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Diniz, Alberto OrtizO presente estudo tem como objetivo analisar a cidade enquanto marca na perspetiva dos seus residentes. Mais concretamente pretende-se analisar as dimensões Notoriedade, Imagem, Qualidade e Satisfação e verificar até que ponto as três dimensões influem na Satisfação dos indivíduos face à sua cidade. Foi levado a cabo um estudo de caráter quantitativo, com base num questionário administrado a uma amostra de 256 residentes da cidade do Porto. Verificou-se que os residentes consideram que o Porto tem um elevado nível de Notoriedade, que avaliam muito positivamente a Imagem e a Qualidade daquele espaço urbano e, finalmente, que estão satisfeitos com a sua cidade. The present study intends to analyze the city as a brand in the perspetive of its inhabitants. Specifically, we intend to analyze the dimensions of Awareness, Image, Quality and Satisfaction among inhabitants and to verify the relationship between the cities’s Awareness, Image and Quality dimensions and the Satisfaction regarding the city. A questionnaire was applied to a sample of 256 inhabitants of Oporto. The results show that inhabitants consider the city to have a high level of Awareness, a positive Image and Quality, and that they are globally satisfied with the city.