FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado by Author "Alcântara, Ricardo José Freitas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Jogos sérios no contexto do ensino superior em enfermagem: caso de estudo: ensino e treino de técnicas de comunicação terapêutica interpessoal no contexto de uma consulta em enfermagem de famíliaPublication . Alcântara, Ricardo José Freitas; Ribeiro, Nuno MagalhãesA aprendizagem, enquanto processo, seja em que grau de ensino for, requer a existência de um conjunto de fatores para que se concretize com sucesso. Um desses fatores, seja na sala de aula ou fora dela, poderá ser o grau de motivação do aluno em aprender. As metodologias e ferramentas de ensino usadas atualmente, na sua maioria, podem tornar as aulas entediantes, aborrecidas e, consequentemente, podem reduzir o interesse do aluno nos conteúdos a serem lecionados. Estes métodos e ferramentas não acompanham o rápido crescimento tecnológico que se vive atualmente. Hoje em dia, a forma como a informação é disponibilizada e “consumida” mudou e os jovens, principalmente, são os que mais utilizam os equipamentos digitais (smartphones, tablets, computadores, entre outros) usados para a transmissão de informação. Neste contexto tecnológico surgem os jogos eletrónicos (JE), cuja capacidade de cativar e entreter é aparentemente inequívoca. Por isso, porque não aliar as competências que os jovens já detêm no uso das novas tecnologias às características dos JE e usar esta conjugação para promover a aprendizagem? Nesta linha de pensamento, surge o conceito da aprendizagem baseada em jogos eletrónicos (ABJE), através de ferramentas como os jogos sérios (JS). Estes são jogos que têm outro objetivo para além do mero entretenimento. Devem cativar e entreter o utilizador ao mesmo tempo que servem como ferramenta de ensino, transmissão de conceitos, promoção do exercício físico e a prática de habilidades, entre outros. Deste modo, tendo em consideração a eficácia que os JS aparentam demonstrar, neste trabalho propõe-se efetuar uma investigação sobre a utilidade e relevância dos JS em geral e, em particular, quando aplicados ao contexto do ensino superior. Pretende-se ainda aplicar técnicas de desenvolvimento de software na construção de um protótipo de um JS, cujo objetivo é ensinar técnicas de comunicação interpessoal em enfermagem, que sirva como ferramenta de aprendizagem para os alunos de um curso superior de Enfermagem. Posteriormente, apresenta-se a avaliação empírica sobre o protótipo desenvolvido. Os resultados da avaliação demonstram ir ao encontro do que a literatura indica – os JS podem ser uma ferramenta útil quando aplicados ao processo de aprendizagem.