Departamento de Ciência Política e do Comportamento
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciência Política e do Comportamento by advisor "Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Os desafios em lecionar para a geração Y: estudo acerca da utilização de didáticas práticas, musicalidade, como ferramenta de geração de motivação e atração do interesse do aluno para o aprendizadoPublication . Araújo, Mauro Monteiro; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesAtualmente, o perfil do estudante das instituições de ensino superior se difere totalmente das de alguns anos atrás, o que motivou este estudante de Mestrado a investigar empiricamente os comportamentos da geração que ocupa as cadeiras da universidade, assim como buscar soluções para que estes estudantes criassem interesse em aprender, interesse em estudar. A pesquisa se deu de forma documental, exploratória, qualitativa e aplicada em estudo de caso. Revisado a bibliografia que embasa esta teoria: gerações Baby Boomers, X, Y e X, motivação, aprendizagem, acessibilidade às faculdades brasileiras, comportamento do aluno e do professor; o foco partiu para o estudo de caso. As três hipóteses foram confirmadas: O professor do ensino superior pode atrair o interesse e gerar motivação no aluno da Geração Y; a motivação dos alunos contribui para o sucesso educativo; e a Técnica de ensino utilizada pelo professor contribuiu para o aprendizado dos alunos. A investigação concluiu que o professor planejando se, englobando o conteúdo da matéria de forma mais criativa e prática, atrelando e correlacionando a disciplina aos interesses e realidades dos estudantes e construindo um envolvimento social com os alunos, faz com que o aluno da Geração Y se interesse e se motive para o aprendizado conduzindo o processo de aprender de forma mais assertiva e natural. Currently, the profile of higher education institutions’ students is totally different from a few years ago, which motivated this Master's student to empirically investigate the behavior of the generation that holds the chairs of the university, as well as solutions for these students to create interest in learning, interest in studying. The research took an exploratory qualitative documentary form, and was applied in a case study. The literature that supports this theory was reviewed: Baby Boomers, X, Y and X generations, motivation, learning, accessibility to Brazilian colleges, student and teacher behavior; then the focus was addressed to the case study. The three hypotheses were confirmed: the higher education professor may attract interest and generate motivation in students of Generation Y; the students’ motivation contributes to the educational success; and the teaching technique used by the teacher contributed to the students’ learning. The investigation concluded that when the teacher plans, if he encompasses the content of the material in a more creative and practical way, links and correlates the subject to the interests and realities of students and builds a social engagement with students, then the Gen Y student gets interested and motivated for learning leading to a more assertive and natural learning process.
- Os desafios para a implantação da escola de tempo integralPublication . Castro, Maria Nazaré Carlota de; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesA Escola de Tempo Integral representa uma proposta diferenciada que atende o aluno em suas mais diversas necessidades, com espaço, tempo e especificidades. O conceito de educação integral, de maneira geral, considera o sujeito em sua condição multidimensional compreendendo que ele pensa, reage e possui anseios para a satisfação de suas necessidades pessoais e na condição interativa, emocional e social. A implantação da Escola de Tempo Integral faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) proposto pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007 e atualmente é a 6ª meta nacional a ser alcançada pelos Planos Municipais da Educação (PME). A proposta centraliza-se na extensão do período de escolarização das crianças, com objetivos claros para a formação de cidadãos com uma identidade social do seu município e com professores prontos para atuarem em processo inovador de ensino-aprendizagem. Para tanto é necessária uma organização curricular e uma estrutura que ofereça novos espaços para que o aluno tenha um maior tempo de permanência na escola com qualidade de ensino. Nossa pesquisa pretendeu enquadrar uma escola municipal nos padrões de uma Escola de Tempo Integral abordando todos esses aspectos. Para o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas para a Escola de Tempo Integral é necessária muita discussão e muita reflexão da equipe escolar na elaboração do projeto Político-Pedagógico visando a transformação da qualidade e proporcionando aos alunos teoria, prática e conhecimento, que são as referências de cidadãos prontos a viver plenamente em sociedade. Nossa pesquisa obteve um resultado satisfatório. A proposta para a Implantação da Escola de Tempo Integral foi aprovada por todos os profissionais e comunidade da escola pesquisada, incluindo todas as inovações necessárias para a formação de novos cidadãos. The Full Time School represents a different proposal that meets the student in their diverse needs, with space, time and specificities. The concept of integral education, in general, consider the subject in its multidimensional condition comprising what he thinks, reacts and has aspirations to satisfy your personal needs and interactive, emotional and social condition. The deployment of the Full Time School is part of the Education Development Plan (PDE) proposed by the Ministry of Education (MEC) in 2007 and is currently the 6th national goal to be achieved by the Municipal Education Plans (SMEs). The proposal centers on the extension of the children's schooling period, with clear objectives for the formation of citizens with a social identity of the municipality and teachers ready to work in innovative teaching-learning process. For such a curricular organization and a structure that offers new spaces is necessary for the student to have a greater time spent in school with quality education. Our research aims to frame a municipal school in the standards of a Full-Time School addressing all these aspects. To develop projects and teaching practices for Full Time School is necessary a lot of discussion and school team reflection in developing the political-pedagogical project aimed at transforming the quality and giving students theory, practice and knowledge, which are the references citizens ready to live fully in society. Our research has achieved a satisfactory result. The proposal for the deployment of Full-Time School was approved by all professionals and the entire school community searched, including the innovations needed for the formation of new citizens.