Departamento de Ciência Política e do Comportamento
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Browsing Departamento de Ciência Política e do Comportamento by advisor "Aires, Joaquim Maria Quintino"
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- Contributo para o desenvolvimento de um instrumento de investigação neuropsicológica: um estudo de validação da Bateria de Investigação Neuropsicológica (BIN) em crianças portuguesas de 5 anos de idadePublication . Juvêncio, Jussara de Paula; Ramalho, Joaquim; Aires, Joaquim Maria QuintinoEm Portugal há carência de instrumentos neuropsicológicos para as investigações compatíveis com a abordagem teórica dos sistemas funcionais de Luria que compreende as funções nervosas superiores como um sistema ativo, integrado e complexo que deve ser analisado em concerto. Tendo em conta estes aspetos, este trabalho tem como principal objetivo validar a Bateria de Investigação Neuropsicológica (BIN) para a população portuguesa. Nesta investigação participaram 176 crianças (N=176) com idades compreendidas entre os 5 anos e 5 anos e 11 meses. Os procedimentos incluíram a validação das provas com os analisadores: visual, auditivo, somatocinestésico, motor, atencional, memória, executivo fala e intelectual, onde buscou-se verificar evidências de validade de estrutura interna para a BIN por meio da técnica de Análise Fatorial Exploratória.Os resultados observados neste estudo, considerando os estudos de validade realizados, sugerem que o instrumento mede as Funções Nervosas Superiores nos seus vários analisadores revelando positivas as conexões entre as áreas da investigação neuropsicológica e a validação qualitativa da BIN com recurso à análise estatística. em termos de conclusão, são sugeridos novos estudos e assim, deixamos a sugestão de ampliar a amostra deste estudo para abrir novas possibilidades de entendimento e utilização da obra de Luria e a teoria sócio-histórica atráves dos instrumentos de investigação. Precisamos de mais estudos que abordem não de maneira superficial e aparente, mas que contenha a essência dos conceitos da teoria, que são capazes de revelar para a comunidade atual o quão transformador pode ser o desenvolvimento no âmbito da Neuropsicologia nos campos de investigação.
- Contributo para o desenvolvimento de um instrumento de investigação neuropsicológica: um estudo de validação da BIN em crianças portuguesas de 7 anosPublication . Rua, Adriana Elena Rodrigues; Marinho, Susana; Aires, Joaquim Maria QuintinoEste projeto teve objetivo validar um conjunto de provas que investigam os analisadores do sistema visual, auditivo, somatocinestésico, motor, da atenção, da memória, executivo, fala, leitura e escrita e analisador intelectual, que constituem a BIN (Bateria de Investigação Neuropsicológica) numa amostra de crianças (N=196) de sete anos a sete anos e onze meses de idade da população portuguesa. Pretende-se contribuir com esta investigação para a validação da bateria de investigação neuropsicológica de acordo com a fundamentação dos sistemas funcionais de A. R. Luria. Neste sentido, para que se faça a compreensão correta do sintoma, a análise qualitativa deve desempenhar um papel decisivo no estudo da estrutura da perturbação e, por último, na identificação dos factores que provocaram o sintoma observado. Embora existam instrumentos de avaliação neuropsicológica em Portugal, essas provas não são compatíveis com a abordagem teórica de A. R. Luria, que compreende as funções nervosas superiores como um sistema ativo, integrado e complexo que deve ser analisado como tal. Para a prossecução do objetivo da validação da BIN foram incluídas diversas análises: exploração da estrutura fatorial da bateria através da análise de componentes principais, onde quarenta componentes foram distribuídas pelos onze analisadores; avaliação da associação entre as componentes constitutivas de cada analisador, tendo sido possível verificar uma associação estatisticamente significativa entre a maioria das componentes de cada analisador, dando consistência às estruturas fatoriais retidas para cada analisador; avaliação da influência do género e da escolaridade no desempenho de diversas provas, tendo-se constatado que não existem diferenças significativas no desempenho associadas ao género mas verificam-se diferenças estatisticamente significativas no desempenho quando associado às crianças mais velhas e do 2º ano de escolaridade. Foi ainda realizada uma análise das relações entre indicadores que foram investigados em diferentes tarefas, onde foi observado que os indicadores reconhecimento, concentração, inibição e formação de conceitos por complexo estão associados entre si, nas diferentes tarefas e analisadores.