FCT (DCEA) - Relatórios Técnico/Científicos
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Browsing FCT (DCEA) - Relatórios Técnico/Científicos by advisor "Morgado, Elsa Maria Gabriel"
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- Ensino e pesquisa: um fazer extensionista no quadro da produção e a aplicação do conhecimento na região do Sertão Central do Estado do CearáPublication . Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos; Gouveia, Luis Borges; Morgado, Elsa Maria GabrielA Constituição Federal Brasileira estabelece que "As universidades [...] obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão". Tal princípio de indissociabilidade, ou Tripé Universitário, surge para definir o papel das universidades brasileiras perante a sociedade, criando um trato entre as Instituições de Ensino Superior (IES). O Tripé é formado pelo ensino superior, pela pesquisa universitária e pela extensão universitária, a par da articulação entre cada um dos pilares rege a missão e o dever das universidades no Brasil. O ensino superior, assim, não há de impactar tão somente no indivíduo ou em seu círculo de convívio, pois a abrangência pretendida deve extrapolar os limites sociais e físicos, na medida em que sua propagação e seu desenvolvimento devem se expandir a tal ponto, que oportunizem o aperfeiçoamento em escala de conhecimento coletiva. Assim, diante dessa necessidade de interação entre o campo teórico e a vivência quotidiana, os mecanismos de ensino devem se amoldar à realidade e, assim, atingirem níveis de aperfeiçoamento objetivos e subjetivos que ampliem a efetividade de suas ações. O presente projeto propõe-se estudar e refletir sobre a extensão universitária por meio da produção e da aplicação do conhecimento em contextos reais no curso de graduação em Direito de uma Instituição de Ensino Superior (IES) na Região do Sertão Central do Estado do Ceará, assumindo um caráter exploratório do tipo qualitativo com recurso às técnicas da observação e da entrevista, bem como ao o diário de campo para apropriação dos dados empíricos. Por meio dos instrumentos das entrevistas estruturadas, realizadas face a face com 10 atores representados pelo gestor de extensão, três docentes coordenadores de projetos de extensão e seis discentes que participam/participaram de ações/projetos de extensão, a partir de seis categorias analíticas: 1. Concepção da extensão universitária; 2. Contexto e diretrizes institucionais; 3. Curricularização da extensão; 4. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; 5. Aprendizagens discentes em contextos reais. 6. Avaliação do fazer extensionista como veículo de comunicação permanente com os diferentes setores da sociedade. Apesar dos esforços dos envolvidos, foi observado, apenas parcialmente um ciclo formador de aprendizado discente, já que as atuais medidas tendem a fazer o conhecimento fluir principalmente da universidade para a sociedade, e não o contrário. As experiências evidenciam o caráter prescritivo da extensão e a necessidade de uma relação mais dialógica entre a universidade e a sociedade. Para os docentes coordenadores de projetos de extensão, as atividades práticas visam um aprendizado socializador por meio de observação e orientação. No entanto, é essencial superar a visão de que o processo educacional se resume à transmissão de conhecimento, promovendo uma colaboração que fomente uma cultura crítica. A curricularização deve ser vista como uma disrupção epistemológica, e não apenas como um exercício de disciplinarização ou creditação das atividades extensionistas. Observou-se que a extensão universitária tem sido oportunizada aos discentes da IES, evidenciando a desejada indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Há uma relação frequente entre projetos de pesquisa e extensão, como exemplificado pela pesquisa-ação, onde o ciclo acadêmico abrange a apreensão da realidade, sua problematização, definição de prioridades em conjunto com os grupos envolvidos, planejamento e desenvolvimento das ações, e avaliação dos resultados. Conclui-se que tais experiências têm demonstrado sucesso em instituições nacionais e internacionais, incluindo o Centro Universitário Católica de Quixadá.