FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Teses de Doutoramento by advisor "Alves, Carlos Teixeira"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do Sistema de Gestão da Escola Pública Estadual do PiauíPublication . Rocha, Paulo Pereira da; Alves, Carlos TeixeiraEste estudo trata da avaliação do sistema de gestão da escola pública estadual do Piauí. Assim, tem como objectivo geral analisar as formas de gestão implementadas pelas escolas públicas estaduais na Capital do Piauí que motivaram a concorrência de uma delas ao Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar, Ano Base/2006. Tem-se como objectivos específicos: identificar as formas de gestão implementadas pelas escolas públicas estaduais da Capital do Piauí; descrever o grau de eficiência e eficácia das gestões implementadas por essas escolas; e avaliar a percepção da qualidade da gestão dessas escolas públicas através da óptica do público interno (directores, supervisores, professores e alunos) e o público externo (pais de alunos). A dimensão espacial e temporal do estudo está definida às escolas públicas estaduais situadas na Capital do Piauí no ano de 2009, considerando-se que essas representam o setor dinâmico da gestão estadual, com qualidade para concorrerem ao Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar. Esta escolha amostral está voltada para a preocupação em se responder à problemática levantada no estudo, ou seja: quais foram as formas de gestão implementadas pelas escolas públicas estaduais da capital do Piauí que culminaram com a concorrência de uma delas ao Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar, Ano Base/2006? Para tanto, adotou-se como metodologia pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e aplicada, através de estudo de variáveis, sendo a abordagem de natureza quantitativa e qualitativa. Nesse caso, sua relevância está em poder analisar as formas de gestão desenvolvidas pelos directores das referidas escolas, para identificar aquela que se aproxima do modelo de gestão escolar mais apropriado ao sistema de ensino público do estado do Piauí, como forma de retificar e/ou solucionar eventuais equívocos existentes nesse processo. Os resultados apontaram para deficiências em pontos definidos da gestão escolar, que são: contexto de gestão direccionado ao aluno, os processos de gestão participativa que não seguem padrões técnicos desejáveis, os serviços prestados pelas escolas, o entrave da deficiência na falta de estrutura, baixos salários e mascaramento das gestões autoritárias frente a uma gestão democrática e necessidade do sistema assumir um contexto de gestão democrática e participativa de facto. This study addresses the evaluation of the management system of public state schools in Piauí. Therefore it has as general objective to analyze the forms of management implemented by the public schools in the capital of Piauí that led one of them to compete for the State Award for Excellence in School Management, 2006 edition. The specific objectives are: identify the forms of management implemented by the public schools of the capital of Piauí; describe the degree of efficiency and effectiveness of management implemented by these schools; and evaluate the perception of the quality of management of these public schools through the point of view of the staff (directors, supervisors, teachers and students) and external audience (parents of students). The spatial and temporal dimension of the study is set to public schools located in the capital of Piauí in 2009, considering that these schools represent the dynamic sector of the state management with enough quality to compete for the State Award for School Management Reference. The sample choice is such due to the concern in responding to the problem raised in the study, which is: what were the forms of management implemented by the public schools of the capital of Piauí that culminated in one of them competing for the State Award for Excellence in Management, 2006 edition? For that it was adopted a literature, exploratory, descriptive and applied methodology, through the study of variables, and the approach being that of quantitative and qualitative nature. In this case, its relevance is placed on the possibility of analyzing the forms of management developed by the directors of these schools to identify the one that is the closest to the model of school management most appropriate to the public education system of the state of Piauí in order to rectify and /or solve any occasional misapprehension existing on that process. The results indicated deficiencies in specific areas of school management, which are: management context directed to the student, participatory management processes that do not conform to desirable technical standards, the services provided by schools, the obstacle related to the deficiency in facility structure, low wages and the masking of authoritative management rather than a democratic management and the need for the system to take on a genuine context of democratic and participatory management. Cette étude s´agitde évaluation du système de gestion des écoles publiques de l'État du Piauí. Par conséquent, il a comme objectif général d'analyser les formes de gestion mises en oeuvre par les écoles publiques de la capitale du Piauí qui ont conduit l'un d'eux de concourir pour le Prix de l'Etat pour l'excellence en gestion scolaire, édition 2006. Les objectifs spécifiques sont les suivants: identifier les formes de gestion mises en oeuvre par les écoles publiques de la capitale du Piauí, décrire le degré d'efficacité et d'efficience de la gestion mise en oeuvre par ces écoles, et d'évaluer la perception de la qualité de la gestion de ces écoles publiques à travers le point de vue du personnel (directeurs, superviseurs, enseignants et étudiants) et assistances externes (parents d'élèves). La dimension spatiale et temporelle de l'étude est défini dans les écoles publiques situées dans la capitale du Piauí en 2009, en considerant que ces écoles représentent le secteur dynamique de la gestion de l'état avec une qualité suffisante pour concourir pour le Prix de l'Etat de Référence de Gestion des Écoles. Le choix de l'échantillon est due à la préoccupation de répondre au problème soulevé dans l'étude, qui est la suivante: quelles sont les formes de gestion mises en oeuvre par les écoles publiques de la capitale du Piauí qui ont abouti à l'un d'eux en compétition pour le Prix de l'Etat pour l'Excellence en Gestion, Édition 2006? Pour cela, il a été adopté comme téthodologie révision de litérature, d'exploration, de la méthodologie descriptive et appliquée, à travers l'étude de variables, et l'approche est celle de la nature quantitative et qualitative. Dans ce cas, sa pertinence est mis sur la possibilité d'analyser les formes de gestion développés par les directeurs de ces écoles afin d'identifier celui qui est le plus proche du modèle de gestion de l'école le plus appropriée pour le système d'éducation publique de l'État du Piauí afin de rectifier et / ou de résoudre tout malentendu occasionnel existant sur ce processus. Les résultats ont montré des lacunes dans des domaines spécifiques de la gestion de l'école, qui sont: le contexte de gestion dirigé vers les étudiants, les processus de gestion participative qui ne sont pas conformes aux normes techniques souhaitables, les services offerts par les écoles, l'obstacle lié à l'insuffisance de la structure des installations, bas salaires et le masquage de la gestion autoritaire plutôt que d'une gestion démocratique et la nécessité pour le système de prendre un contexte de la gestion démocratique et participative.
- Gestão do cooperativismo médico no Brasil: um estudo sobre o Sistema UNIMED (Cooperativa de Trabalho Médico)Publication . Bentiví, João Melo e Sousa; Alves, Carlos TeixeiraEsta pesquisa situa-se no campo da gestão, com interfaces no campo da saúde, da gestão em cooperativas, bem como da administração pública no setor saúde. Tem como objeto de estudo o Sistema UNIMED, uma cooperativa brasileira de serviços médicos, nascida no interior paulista, mais precisamente na cidade de Santos e, em 40 anos, atingiu todos os rincões brasileiros, adentrou na América do Sul e se encaminha para o mundo. Pelo inusitado e pela importância social e econômica, o Sistema UNIMED tem merecido múltiplas abordagens, desde as jornalísticas, até as científicas, como essa tese, cuja originalidade deve-se ao fato de abordar a gestão deste sistema por meio da identificação e da desvelamento dos tipos de liderança, com ênfase em seus mecanismos de avaliação; de formação de seus quadros e em suas estratégias de comunicação. Nesses termos, esta tese passa pelo entendimento do cooperativismo como fenômeno social e cultural, quer no mundo e quer no Brasil. Aborda também a historiografia da saúde brasileira, como se instituiu o Sistema UNIMED e todas as suas correlações sociais, políticas, mercadológicas e trabalhistas. Noutra vertente, adentra nos conceitos de liderança e cultura organizacional, para entender e correlacionar esses conceitos com a realidade do Sistema UNIMED, na visão do setor basilar do sistema: as cooperativas singulares. Constitui-se a pesquisa num estudo de caso com intuito de conhecer a evolução da instituição no que concerne a suas práticas. Na recolha das informações, optou-se pela aplicação de um inquérito por questionário aplicado aos médicos cooperados que ocupam cargos na diretoria do Sistema, articulando-se, por meio da técnica escolhida, informações sintetizadas nas seguintes temáticas: perfil do entrevistado; perfil da UNIMED do entrevistado, subdividindo-se em: conhecimentos gerais, formação/treinamento/integração; liderança; comunicação e avaliação. A nossa investigação demonstrou o seguinte – sem o sistema UNIMED a saúde pública do Brasil atingiria dimensões de grande precarização; este sistema tem uma marca de qualidade, ao nível do SUS, da rede de seguradoras, autogestão e Medicina de Grupo; ao nível da liderança não existe um tipo específico; a UNIMED criou uma cultura organizacional própria, singular, repetível, aprendível, modificável e inteligente - chamada de cultura organizacional UNIMEDiana; promove práticas de transformação social – as práticas de responsabilidade socioambiental são uma realidade; é um criador de novos paradigmas dentro do cooperativismo. A cultura organizacional UNIMEDiana é, na verdade, uma das explicações para o sucesso do Sistema UNIMED.