Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura
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Browsing Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura by advisor "Andrade, Cacilda Soares de"
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- Educação à Distância (EAD): uma proposta de modelagem que visa relacionar as avaliações dos indicadores do IACG (Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação) com o ENADE (Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes)Publication . Oliveira, Gilberto Imbroisi; Bandeira, Fernando; Andrade, Cacilda Soares deO desalinhamento entre as notas das avaliações de reconhecimento dos cursos de graduação de gestão em EAD e as dos alunos egressos desses mesmos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ambas no período de 2012-2014, representaram o aspecto desencadeador da questão que motivou esta investigação. As Avaliações de Reconhecimento dos Cursos resultam da média do conjunto de indicadores (variáveis independentes) que constituem suas três Dimensões de Qualidade (DQ). Assim, tem-se: D1 = 22 Ind.; D2=20 Ind.; e D3=21 Ind., totalizando os 63 (sessenta e três) indicadores (Ind.), cujas notas variam entre 1 e 5, em grau crescente por excelência. De outro lado, tem-se a nota dos alunos dos cursos no Enade (variável resposta ou dependente), Exame que, em boa medida, reflete o resultado das avaliações da qualidade dos cursos. Em face do exposto, poderia se esperar que a maioria dos Cursos Reconhecidos com notas entre 4 (ótimo) e 5 (excelente) entregasse ao mercado alunos com resultado Enade em torno de suas mesmas notas. Ocorre que, a partir da análise das avaliações dos 85 (oitenta e cinco) cursos de gestão e do desempenho dos alunos aferido pelo Enade observou-se que 43 cursos (51% deles), embora avaliados com média entre 4 e 5, entregaram ao mercado alunos conceituados com notas entre 1 e 3 no Enade. Diante dessa questão, objetivou-se a formulação de um modelo preditivo com vistas a explicar o efeito da variação das notas dos indicadores de qualidade dos cursos sobre o Enade, valendo-se de um modelo de regressão linear multivariada (RLM), testado por meio da substituição das notas dos Indicadores dos cursos que constituíram o modelo, pelas notas dos indicadores dos 09 (nove) cursos que não o integraram. O resultado combinado da tendência dos conceitos estimados pelo modelo acompanhar a variação dos conceitos reais, com o do coeficiente de determinação (R^2) ajustado e com o da raiz do erro quadrático médio (RMSE) evidenciaram que o ajuste do modelo demonstrou-se plausível.