FCT (DCEA) - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Outros Trabalhos Académicos by advisor "Ferreira, Miguel"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aproveitamento passivo de energias e geotermiaPublication . Costa, Fernando Alfredo Veiga; Ferreira, MiguelNesta monografia iremos abordar de modo genérico as tecnologias passivas de aproveitamento de energia, para uma construção em Portugal, que se encaram como alternativa ecológica e económica, para se reduzir consumos residenciais de aquecimento e arrefecimento dos edifícios, indo de encontro às directivas Europeias. De modo bastante simplificado, será feito um enquadramento das tecnologias a utilizar, nos diversos concelhos de Portugal. A distribuição geográfica e classificações de zonas climáticas serão as definidas no Decreto-lei n° 80/2006 de 4 de Abril. A Geotermia dos Solos para aquecimento/arrefecimento das habitações revela-se como solução bastante prometedora, quer na sua vertente passiva (através da envolvente do edifício das áreas enterradas ou por redes de tubos enterrados), ou activa como por bombas de calor as quais apresentam grandes rentabilidades relativamente a outros processos de climatização. Será de referir a importância da Geotérmica e a sua aplicação nos Açores e Portugal continental com as suas fontes termais, ou produção de Energia eléctrica e aquecimento de estufas, pois trata-se de um recurso inesgotável e de grande interesse nacional.
- Certificação energética de edifícios existentes: estudo de casoPublication . Costa, Jorge Miguel Fonseca da; Ferreira, MiguelEsta monografia apresenta-se com o objectivo de aplicar o Método de Cálculo para a Certificação Energética de Edifícios Existentes no âmbito do RCCTE, a um caso prático. Para melhor contextualizar o estudo, será realizada uma abordagem comparativa entre o método preconizado pelo Regulamento das Características do Comportamento Térmico de Edifícios, RCCTE - Decreto-Lei 80/06 de 4 de Abril, e a Nota Técnica a que se refere o Método de Cálculo para a Certificação Energética de Edifícios Existentes anteriormente mencionado. Será também apresentada a Termografia, como uma ferramenta que o perito qualificado poderá recorrer para complementar a sua análise ao edifício, abordando as suas vantagens e aplicações específicas. No que se refere ao estudo de caso, será analisada uma fracção autónoma recorrendo aos procedimentos de simplificação definidos na Nota Técnica, sendo posteriormente realizada uma comparação dos resultados obtidos com os resultados do estudo efectuado no âmbito do RCTTE, e apresentadas as conclusões em conformidade.
- Edifícios inteligentes: domótica e arquitectura bioclimáticaPublication . Ribeiro, José Pedro Lopes; Ferreira, MiguelA selecção deste tema deve-se ao facto de, para além de ser bastante interessante, ser novo, "futurista" e já considerado como uma "arma" de marketing, no que respeita à comercialização de edifícios. É um tema onde existe carência de informação, não se encontrando facilmente bibliografia, quer nacional quer internacional e havendo mesmo desconhecimento do tema por parte dos livreiros. Consultando a Internet, verifica-se a existência de vários sites, com especial abundância no Canadá, Reino Unido, França, Brasil, entre outros. É interessante no entanto verificar que do ponto de vista comercial a oferta já possa ser considerada abundante. O objectivo desta monografia é abordar os conceitos básicos do que são os edifícios inteligentes, quer via domótica - pela utilização de tecnologia - quer via arquitectura bioclimática - recurso à relação com o clima - numa interligação entre a arquitectura, engenharia civil, informática e electrónica. Não é possível ser suficientemente radical e afirmar que um edifício é mais ou menos inteligente por recorrer ou não à tecnologia. Na realidade, inteligente é o edifício que pela sua concepção conduz a uma melhor forma de vida para os que o habitam e paralelamente também oferece uma interligação com o meio ambiente mais adequada. Se hoje, nos edifícios, o recurso à domótica e ao bioclimático é ainda, em Portugal, algo fora do comum, alguns pequenos indícios já permitem verificar que no futuro uma parte da visibilidade das construções será esse seu carácter "inteligente". Em conclusão, o que parece ser "inteligente" é a combinação do melhor dos dois mundos, o domótico que permite a parametrização, controlo e correcção de determinados eventos de forma automática e sem carecer de intervenção do utilizador e o bioclimático, que pela concepção, preocupação com o clima e técnica construtiva cuidada, oferecem ao utilizador uma qualidade de vida acrescida.
- Termografia aplicada à física das construçõesPublication . Dinis, Bernardete; Ferreira, MiguelActualmente começa a existir uma maior atenção para a especificidade do sector da construção e para a necessidade de intervenção em diversos domínios para acabar com alguns problemas que teimam em persistir como é o caso da fraca Eficiência Térmica de muitos dos Edifícios. Os Estudos Térmicos conduzem ao aperfeiçoamento das soluções e à definição de regras qualitativas e quantitativas para a concepção e execução dos elementos construtivos, possibilitando garantir a sua durabilidade e, fundamentalmente, assegurar conforto aos utilizadores. A grande maioria das patologias dos materiais e componentes está associada à solicitação temperatura, pelo que a sua medição poderá constituir um importante auxílio para a compreensão dos fenómenos que estão na origem das anomalias. No presente trabalho foi estudado o princípio de funcionamento da termografia por infravermelhos, nomeadamente, os aspectos teóricos relativos à medição da temperatura por infravermelhos e os factores que influenciam a medição da radiação emitida pelas superfícies. Foi ainda abordada a temática da Certificação Energética dos Edifícios, assumindo esta, um importante papel no contexto actual da Construção, com especial cuidado para os elementos definidos pela nova legislação e o papel desempenhado pelos Peritos Qualificados, que terão toda a vantagem em usar as técnicas de termografia. Por fim aborda-se a termografia qualitativa e quantitativa, esta última com especial incidência no cálculo aproximado dos coeficientes de transmissão térmica. São ainda apontadas as dificuldades com que se deparam os técnicos no processo de inspecção.