FCT (DCEA) - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Outros Trabalhos Académicos by advisor "Diogo, Miguel Tato"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A organização do estaleiro na prevenção dos riscos profissionais: “Obrigações do dono de obra”Publication . Azevedo, Verónica Maria Oliveira da Silva; Diogo, Miguel TatoO presente trabalho monográfico pretende apresentar um tema que é indispensável na Construção Civil – A Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Sendo este um tema muito importante, tem de ser inúmeras vezes lembrado. Não só pela importância que se lhe atribui como pela importância da obrigatoriedade de ser posto em prática. Pretende-se com este trabalho dar a conhecer a todos os envolvidos na actividade da construção civil os regulamentos a que estão sujeitos em matéria de segurança. Aconselhar na adopção de medidas de higiene, prevenção e segurança no trabalho susceptíveis de reduzirem o risco de acidentes nas obras referindo todas as normas, regras e passos a serem dados para a adopção de uma boa organização dos estaleiros de construção. Devido à complexidade deste tema, espera-se contribuir, para um entendimento de uma forma sucinta e prática dos passos a serem dados para se proceder à abertura de uma obra, isto é, de todos os procedimentos e regras necessários. Tudo isto, para a contribuição da diminuição dos riscos através da prevenção dos mesmos aumentando desta forma a segurança de todos os que fazem parte da obra. Torna-se importante que estejam desenvolvidos todos os métodos, procedimentos e cálculo dos riscos na fase de projecto para que na fase de execução sejam eliminados e evitados. Tendo em conta a diversidade e a complexidade das situações de trabalho, os conhecimentos têm de ser adaptados ao projecto a que diz respeito. Assim, todos os trabalhos serão executados de forma segura e com a colaboração de todos os intervenientes estaremos a contribuir para uma redução dos acidentes de trabalho. Convém salientar que, mesmo se tratando de uma simples forma de apresentar a legislação, não se dispensam o recurso a conhecimentos mais aprofundados, especialmente no caso de se estar em presença de riscos específicos, nem a consulta da regulamentação aplicável.
- Segurança e saúde na construção: gestão documentalPublication . Coutinho, Bruno Miguel Nogueira; Diogo, Miguel TatoAo encarar com o título deste trabalho, espera-se encontrar antes de mais, o significado de segurança e saúde na construção, como se actua neste campo, com que documentos se podem gerir esta área. Assim, esta monografia tenta dar a conhecer o estado do sector da construção, assim como a grandeza deste sector na economia nacional. Mais a frente desenvolve-se o tema segurança, higiene e saúde no trabalho com especial rumor no planeamento, da organização e da coordenação da segurança, nos estaleiros temporários ou móveis, contido no Decreto-lei n.º 273/2003, de 29 de Outubro. Também com base neste diploma, se estrutura o plano de segurança e saúde para a fase de execução da obra, assim como, a gestão documental deste mesmo processo.
- Segurança e saúde na construção: sistemas de gestão documentalPublication . Machado, Carla Sofia Gonçalves; Diogo, Miguel TatoActualmente começa a existir uma maior atenção para a especificidade do sector da construção e para a necessidade de intervenção em diversos domínios para acabar com alguns problemas que teimam em persistir como é o caso da sinistralidade laboral. Muito se tem feito e muito há ainda a fazer para se conseguir a resolução de graves problemas que afectam o sector desde o seu início. O presente trabalho pretende essencialmente abordar a questão da influência de boas práticas de Segurança e Saúde na Construção na redução da sinistralidade laboral. A exposição encontra-se dividida em três capítulos abordando diferentes áreas como a Segurança e Higiene no Trabalho, o novo Regime de Alvarás, os novos regulamentos existentes susceptíveis de influenciar este tema. A primeira parte deste trabalho centra-se na Segurança e Saúde do trabalho, abrangendo diversos aspectos que se encontram interligados com o mesmo. Começa-se por falar na evolução da área, passando posteriormente à necessidade e obrigatoriedade de uso de equipamentos de protecção e enumerando também diversos conceitos. Não foi ainda esquecido o factor da sinalização, tentando mostrar-se a importância que assume em obra. No segundo capítulo foi efectuada uma breve abordagem a um caso prático que teve a participação directa da autora, não sendo revelado o nome da empresa, pretendendo demonstrar o que se faz na prática em termos de Segurança. No último capítulo é feita uma breve abordagem ao tema da Gestão Documental, incidindo na necessidade de documentação em obra.