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Análise de um processo de avaliação de desempenho: o caso da Sumolis (Viseu)

dc.contributor.advisorSantos, Nelson Limapor
dc.contributor.authorGuerreiro, Susana Rodrigues Oliveira Limapor
dc.date.accessioned2009-04-21T10:40:58Zpor
dc.date.accessioned2011-10-25T15:28:16Z
dc.date.available2009-04-21T10:40:58Zpor
dc.date.available2011-10-25T15:28:16Z
dc.date.issued2002por
dc.descriptionMonografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de licenciatura em Psicologia Social e do Trabalhopor
dc.description.abstractA análise do trabalho e a avaliação de funções constituem a primeira fase do desenvolvimento de um processo de avaliação de desempenho. Este processo sistemático, através do qual as organizações avaliam a performance dos colaboradores, relativamente ao cargo que ocupam, permite também avaliar, de forma implícita, o funcionamento global da organização. Decidir o que avaliar - traços de personalidade, comportamentos ou resultados -, e como avaliar, com base num determinado método ou técnica, é decidido em função dos objectivos da avaliação. Este estudo tem como objectivo a análise de um processo de Avaliação de Desempenho (A.D.) numa empresa do centro do país, no que respeita à concepção do instrumento de avaliação, sua divulgação, formação dos avaliadores e comunicação dos resultados aos avaliados, bem como o estudo das opiniões dos colaboradores face à avaliação a que estão sujeitos. A amostra é constituída por 66 colaboradores, com sexo, idade, habilitações, antiguidade na empresa e nível de funções diversificados. A opinião dos colaboradores face à A.D. a que estão sujeitos constitui a variável dependente do estudo e as variáveis independentes são o sexo, a idade e as habilitações (variáveis de tipo individual) e ainda a antiguidade e o nível da função (variáveis de tipo organizacional). Os instrumentos utilizados englobam uma entrevista semi-directiva ao sub-director e uma entrevista directiva aos colaboradores, ambas pensadas e concebidas para a realização deste estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que na empresa analisada a avaliação é vista meramente como um procedimento administrativo e unilateral, sem qualquer envolvimento e participação dos colaboradores, o que acaba por explicar a opinião negativa que os colaboradores têm relativamente à avaliação a que estão sujeitos.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/1013por
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleAnálise de um processo de avaliação de desempenho: o caso da Sumolis (Viseu)por
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebachelorThesispor

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