Repository logo
 
Publication

Morrer em público: sensacionalismo, fetichização e sadismo em coberturas jornalísticas de tragédias e falecimentos de pessoas notórias em Portugal e no Brasil

dc.contributor.advisorSousa, Jorge Pedro
dc.contributor.authorBorges, Rogério Pereira
dc.date.accessioned2023-08-18T13:41:00Z
dc.date.embargo2025-07-10
dc.date.issued2023
dc.descriptionRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Ciências da Comunicação, ramo de Jornalismopt_PT
dc.description.abstractO trabalho investiga os discursos elaborados em relação à morte em coberturas jornalísticas realizadas em veículos de comunicação de referência em Portugal e no Brasil quanto a acontecimentos trágicos e falecimentos de pessoas notórias. Busca-se averiguar de que maneiras esses conteúdos abordam tais fatos, sobretudo sob ângulos sensacionalistas, em que apelos discursivos são acionados para seduzir audiências a partir de vieses mórbidos. A pesquisa dialoga com os conceitos de sadismo e fetichização para discutir a existência de uma associação entre morte e prazer em conteúdos jornalísticos que se revelam pouco cuidadosos nessas situações, com a exposição excessiva de cadáveres, exploração de corpos mutilados, detalhamento de situações macabras e ênfase no sofrimento de vítimas e familiares em luto. Esta pesquisa está dividida em seis capítulos que abordam visões diversas sobre a morte, as trocas simbólicas entre o fúnebre e o erótico, a inserção do sadismo nessa relação, as formas pelas quais a mídia faz uso desses elementos e as análises de tragédias coletivas e mortes de ampla repercussão social.pt_PT
dc.description.abstractThe work investigates the discourses elaborated in relation to death in journalistic coverage’s carried out in reference communication vehicles in Portugal and Brazil regarding tragic events and deaths of notorious people. We seek to find out in what ways these contents approach such facts, especially from sensationalist angles, in which discursive appeals are triggered to seduce audiences from morbid biases. The research dialogues with the concepts of sadism and fetishization to discuss the existence of an association between death and pleasure in journalistic contents that reveal little care in these situations, with the excessive exposure of corpses, exploitation of mutilated bodies, detailing of macabre situations and emphasis in the suffering of victims and families in mourning. This research is divided into six chapters that address different views on death, the symbolic exchanges between the funereal and the erotic, the insertion of sadism in this relationship, the ways in which the media makes use of these elements and the analysis of collective tragedies and deaths with wide social repercussions.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11983
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectMortept_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectDiscursopt_PT
dc.subjectSensacionalismopt_PT
dc.subjectSadismopt_PT
dc.subjectDeathpt_PT
dc.subjectJournalismpt_PT
dc.subjectDiscoursept_PT
dc.subjectSensationalismpt_PT
dc.subjectSadismpt_PT
dc.titleMorrer em público: sensacionalismo, fetichização e sadismo em coberturas jornalísticas de tragédias e falecimentos de pessoas notórias em Portugal e no Brasilpt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PD_119856.pdf
Size:
16.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
2022119856
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: