Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Resiliência em jovens adultos universitários na área da saúde: um estudo misto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_38763.pdfProjeto_de_graduação_387631022.72 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A entrada para o ensino superior traz consigo desafios com que os estudantes se confrontam. Sendo a resiliência entendida como uma competência que ajuda a superar adversidades e estando nós na fase pós-pandémica, optou-se pelo seu estudo. Objetivos: Identificar dificuldades experimentadas durante a fase pandémica pelos participantes; identificar estratégias utilizadas para superar as adversidades; identificar o score de resiliência percebido; comparar os valores médios relativamente às variáveis em estudo. Realizado um estudo misto, transversal, com amostra por bola de neve com 31 participantes, maioritariamente do sexo feminino e média etária de 19,97 anos. Para a recolha de dados (junho-setembro 2023) elaborou-se um questionário sociodemográfico, duas questões de resposta aberta e utilizou-se a Escala de Resiliência para Adultos. Cumpridos os requisitos éticos. As dificuldades experimentadas na pandemia foram o isolamento social e afetivo. As estratégias mais utilizadas centraram-se nas novas tecnologias. O score médio de resiliência percebido pelos alunos foi de 165,84 (DP=25,51), sendo os rapazes que se percebem como mais resilientes, bem como os mais novos. Os participantes deslocados e que coabitam com familiares possuem mais competências de resiliência exceto na Coesão Familiar. A resiliência é um processo em evolução no qual os enfermeiros podem participar contribuindo para cuidados de excelência.
A transition to higher education brings forth challenges that students must face. Given that resilience is understood as a competence that helps overcome adversities and considering that we are in the post-pandemic phase, a study on this topic was chosen. Objectives: To identify difficulties experienced during the pandemic phase by participants; to identify strategies used to overcome adversities; to identify the perceived resilience score; and to compare average values regarding the variables under study. A mixed, cross-sectional study was conducted with a convenience sample of 31 participants, predominantly female, with an average age of 19.97 years. For data collection (June-September 2023), a sociodemographic questionnaire, two open-ended questions, and the Resilience Scale for Adults were employed. Ethical requirements were met. Difficulties experienced during the pandemic included social and emotional isolation. The most utilized strategies revolved around new technologies. The average perceived resilience score among students was 165.84 (SD=25.51), with males and younger individuals perceiving themselves as more resilient. Participants who were displaced and cohabiting with family members demonstrated more resilience skills, except in Family Cohesion. Resilience is an evolving process in which nurses can participate, contributing to excellent care.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem

Keywords

Resiliência psicológica Estudantes de ciências de saúde Pesquisa em enfermagem Psycological resilience Health science students Nursing research

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License