Repository logo
 
Publication

Planejamento estratégico, gestão do conhecimento e inteligência de negócios: proposição de um modelo de aplicação à sucessão de empresas juniores

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorTrigo, Miguel
dc.contributor.authorAndrade, Amanda Ferreira Aboud de
dc.date.accessioned2022-08-19T14:29:19Z
dc.date.available2022-08-19T14:29:19Z
dc.date.issued2022-04-08
dc.description.abstractProposição de um modelo de planejamento estratégico considerando um sistema de sucessão empresarial para empresas juniores, com foco na Inteligência Empresarial e na Gestão do Conhecimento. As empresas juniores – que são as organizações criadas pelos alunos, no âmbito das instituições de ensino superior, para experimentarem realidades de mercado e de atuação na área profissional de formação – a equipe de comando muda a cada ano, podendo comprometer a sucessão empresarial e o essencial da organização, em virtude da quebra de continuidade, que poderia ocorrer em qualquer pequeno negócio, a gestão do conhecimento e a inteligência de negócios aparecem como mecanismos para ajudar a superar esses constrangimentos, fornecendo meios do conhecimento ser compartilhado, a ponto de contribuir para o desenvolvimento, continuidade e sucessão empresarial, sem a perda do core business e conservando a qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Assim, tem como objetivo propor um modelo de planejamento estratégico que suporte a sucessão organizacional e a inteligência empresarial de empresas juniores. Em termos metodológicos, a teoria fundamentada em dados e a Design Science Research (DSR) foram utilizadas desde o planejamento, categorização, saturação teórica, até à construção do modelo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que buscou a construção de um modelo de aplicação, fez uso de pesquisa bibliográfica, fundamentando o desenho teórico da gestão do conhecimento, planejamento estratégico e inteligência empresarial e documental nas empresas estudadas, em especial nas selecionadas para o teste piloto; pesquisa de campo, ao levantar o perfil do uso do conhecimento nos pequenos negócios e empresas juniores, e a fim de verificar em que ponto se encontra a prática dos pilares do modelo proposto. A partir dos dados coletados traçou-se as necessidades do público escolhido e projetou-se o sistema para compartilhar o conhecimento e promover a inteligência empresarial, por meio de análise de conteúdo e triangulação das informações: Método de planejamento estratégico para pequenos negócios (PeP). Conjunto de frameworks para planejamento estratégico de pequenos negócios, com o principal produto do Canvas Estratégico, no qual o pequeno negócio pode organizar planos de ciclos rápidos e visualizar suas ações, acompanhado do modelo de plano de sucessão e do sistema de gestão do conhecimento com foco no desenvolvimento da Inteligência de Negócio.pt_PT
dc.description.abstractProposition of a strategic planning model considering a system of business succession for junior enterprise, focusing on Business Intelligence and Knowledge Management. Junior enterprise – which are the organizations created by students, within the scope of higher education institutions, to experience market realities and work in the professional area of training – the command team changes every year, may compromise the business succession and the essential of the organization, due to the breach of continuity, which could occur in any small business, knowledge management and business intelligence appear as mechanisms to help overcome these constraints, providing means of knowledge to be shared, to the point of contributing to the development, continuity and business succession, without the loss of core business and preserving the quality of the services and products offered. Thus, it aims to propose a strategic planning model that supports organizational succession and business intelligence of junior enterprises. In methodological terms, the grounded theory and the Design Science Research (DSR) were used from planning, categorization, theoretical saturation, to the construction of the model. This is a qualitative and exploratory research, which sought the construction of an application model, made use of bibliographic research, basing the theoretical design of knowledge management, strategic planning and business and documentary research in the companies studied, especially those selected for the pilot test; field research, by raising the profile of the use of knowledge in small businesses and junior enterprises, and in order to verify at what point is the practice of the pillars of the proposed model. From the collected data, the needs of the chosen public were outlined and the system was designed to share knowledge and promote business intelligence, through content analysis and triangulation of information: PeP Method. Set of frameworks for strategic planning of small businesses, with the main product of Strategic Canvas, in which the small business can organize plans of quick cycles and visualize their actions, accompanied by the succession plan model and knowledge management system focused on the development of Business Intelligence.pt_PT
dc.description.abstractProposition d’un modèle de planification stratégique envisageant un système de relève d’entreprise pour les petites entreprises, axé sur l’intelligence d’affaires et la gestion des connaissances. Les petites entreprises – qui sont les organisations créées par les étudiants, dans le cadre d’établissements d’enseignement supérieur, faire l’expérience des réalités du marché et travailler dans le domaine professionnel de la formation – les changements d’équipe de commandement chaque année peuvent compromettre la relève de l’entreprise et l’essentiel de l’organisation, en raison de la rupture de continuité, qui pourrait se produire dans toute petite entreprise, la gestion des connaissances et l’intelligence d’affaires apparaissent comme des mécanismes pour aider à surmonter ces contraintes, fournissant des moyens de connaissance à partager, au point de contribuer au développement, la continuité et la relève des entreprises, sans la perte de coeur de métier et de préserver la qualité des services et des produits offerts. Ainsi, il vise à proposer un modèle de planification stratégique qui soutient la relève organisationnelle et l’intelligence d’affaires des petites entreprises. En termes méthodologiques, la théorie basée sur les données e la Design Science Research (DSR) a été utilisée de la planification, la catégorisation, la saturation théorique, à la construction du modèle. Il s’agit d’une recherche qualitative et exploratoire, qui visait la construction d’un modèle d’application, qui a fait usage de la recherche bibliographique, en fondant la conception théorique de la gestion des connaissances, de la planification stratégique et de l’intelligence d’affaires et documentaire dans les entreprises étudiées, en particulier celles sélectionnées pour le test pilote; recherche sur le terrain, en resserrisant le profil de l’utilisation des connaissances dans les petites entreprises et les petites entreprises, et afin de vérifier à quel moment est la pratique des piliers du modèle proposé. À partir des données recueillies, les besoins du public choisi ont été décrits et le système a été conçu pour partager les connaissances et promouvoir l’intelligence d’affaires, par l’analyse de contenu et la triangulation de l’information : méthode PeP. Ensemble de cadres de planification stratégique des petites entreprises, avec le principal produit de Strategic Canvas, dans lequel la petite entreprise peut organiser des plans de cycles rapides et visualiser leurs actions, accompagnée par le modèle de plan de relève et le système de gestion des connaissances axé sur le développement de business intelligence.pt_PT
dc.identifier.tid101631863
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11085
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_PT
dc.subjectInteligência de negóciospt_PT
dc.subjectGestão do conhecimentopt_PT
dc.subjectSucessão empresarialpt_PT
dc.subjectPequenos negóciospt_PT
dc.subjectEmpresa júniorpt_PT
dc.subjectStrategic planningpt_PT
dc.subjectBusiness intelligencept_PT
dc.subjectKnowledge managementpt_PT
dc.subjectBusiness successionpt_PT
dc.subjectSmall businesspt_PT
dc.subjectJunior enterprisept_PT
dc.subjectPlanification stratégiquept_PT
dc.subjectBusiness intelligencept_PT
dc.subjectGestion des connaissancespt_PT
dc.subjectSuccession d’affairespt_PT
dc.subjectPetite entreprisept_PT
dc.subjectCompagnie juniorpt_PT
dc.titlePlanejamento estratégico, gestão do conhecimento e inteligência de negócios: proposição de um modelo de aplicação à sucessão de empresas juniorespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Informação, especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_37526.pdf
Size:
3.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: