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Alterações comportamentais na perturbação de hiperatividade/défice de atenção: controlo comportamental de interesse odontológico

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A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PH/DA) é um distúrbio comportamental da infância que pode interferir com a saúde oral. Objetivo: Retratar estratégias terapêuticas individualizadas para o controlo médico-dentário em crianças com PH/DA. Metodologia: Efetuou-se uma pesquisa bibliográfica englobando literatura nacional e internacional publicada desde 2007 com artigos originais e completos de estudos de diagnóstico em crianças com PH/DA. Excluíram-se os artigos que não apresentavam, como foco principal, as alterações neurobiológicas e comportamentais presentes na PH/DA. Descrição: Percebeu-se que evidências sugerem um risco aumentado para certas condições médico-dentárias em comparação com crianças sem PH/DA. Sugere-se que os estudos de prevenção destinados a melhorar os comportamentos de higiene bucal devam ser planeados como programas gerais de aprimoramento comportamental. A inclusão dos pais neste processo é muito importante. É fundamental que o odontopediatria tenha conhecimento das alterações neuropsicológicas e comportamentais que ocorrem em crianças com PH/DA. Este conhecimento deve direcionar o profissional para uma estratégia de intervenção individual eficiente.
Hyperactivity disorder / attention deficit (HD/AD) is a childhood behavioral disorder that can interfere with oral health. Objective: To portray individualized therapeutic strategies for medical-dental control in children with. Methodology: A bibliographic research was carried out, encompassing national and international literature published since 2007 with original and complete articles of diagnostic studies in children with. HD/AD Articles that did not present, as the main focus, the neurobiological alterations present in the HD/AD were excluded. Description: Evidence has been found to suggest an increased risk for certain medical and dental conditions compared to children without HD/AD. It is suggested that prevention studies aimed at improving oral hygiene behaviors should be planned as general behavioral improvement programs. The inclusion of parents in this process is very important. It is essential that the pediatric dentist be aware of the neuropsychological and behavioral changes that occur in children with HD/AD. This knowledge should direct the professional to an efficient individual intervention strategy.

Description

Keywords

PH/DA Controlo comportamental Odontopediatria HD/AD Behavioral management Pediatric dentistry

Pedagogical Context

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