Publication
Teoria da mente e competĂȘncias sociais em crianças em idade escolar
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::Psicologia | pt_PT |
datacite.subject.fos | CiĂȘncias MĂ©dicas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rocha, Joana | |
dc.contributor.advisor | Peixoto, VĂąnia | |
dc.contributor.author | Vieira, Ana Carolina Costa | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T09:46:52Z | |
dc.date.available | 2016-06-17T09:46:52Z | |
dc.date.issued | 2013-09-17 | |
dc.description.abstract | A Teoria da Mente (TM) Ă© uma competĂȘncia cognitiva que permite ao individuo reconhecer os seus prĂłprios estados mentais bem como o das outras pessoas. Trata-se de uma capacidade que se desenvolve desde os primeiros meses de vida atĂ© Ă idade escolar e que faz com que sejamos capazes de compreender e antecipar o comportamento do outro: compreender os sentimentos, pensamentos, crenças, desejos e intençÔes (ver glossĂĄrio). Ă a TM que permite ao indivĂduo compreender o contexto social em que estĂĄ inserido, demonstrando comportamentos sociais adequados. A linguagem estĂĄ intimamente relacionada com a TM, nomeadamente com a capacidade de compreender falsas crenças, expressĂ”es idiomĂĄticas, duplos sentidos e ironias (marcadores ao nĂvel do seu desenvolvimento). A semĂąntica e a sintaxe (sob ponto de vista expressivo e recetivo) tĂȘm um papel fulcral na compreensĂŁo dos estados mentais. Ă nesta relação entre TM, CompetĂȘncias Sociais (CS) e linguagem que se enquadra a presente investigação. Esta teve como objetivos analisar a relação existente entre TM e CS em crianças com desenvolvimento neurotĂpico, bem como a sua relação existente entre fatores sociais e demogrĂĄficos, comparar a perceção dos pais e professores sobre as CS e analisar algumas variĂĄveis preditoras da TM. Para isso, constituiu-se uma amostra de 103 crianças de ambos os sexos (54 do sexo feminino e 49 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos com desenvolvimento neurotĂpico que frequentassem o 1Âș ciclo do ensino bĂĄsico. Para a recolha de dados, os encarregados de educação preencheram um questionĂĄrio sobre dados socio â demogrĂĄficos e o questionĂĄrio de CS (tambĂ©m preenchidos pelo professores). As competĂȘncias de TM foram avaliadas atravĂ©s duas sequĂȘncias do Teste Doctor Martin â Brune. Esta investigação encontrou correlaçÔes efetivas entre competĂȘncias de TM e CS, nomeadamente nos domĂnios do altruĂsmo, iniciação e orientação prĂł â social bem como na reciprocidade. Tal como se esperava apĂłs a revisĂŁo bibliogrĂĄfica, encontraram-se correlaçÔes entre alguns fatores sociais e demogrĂĄficos, TM e CS ainda que alguns resultados tenham sido inconclusivos. De qualquer forma, verificou-se a existĂȘncia de relaçÔes com a idade, escolaridade, nĂșmero de irmĂŁos, idade dos irmĂŁos, escolaridade e idade dos pais. Os resultados acerca da perceção de pais e professores acerca das CS da criança foram igualmente curiosos e passiveis de nova investigação: as CS nos diferentes contextos em que a criança se insere e a avaliação que diferentes interlocutores fazem das suas competĂȘncias. Foram encontradas correlaçÔes positivas entre CS e alguns fatores socio â demogrĂĄficos anteriormente referidos pela investigação (escolaridade da mĂŁe, nĂșmero de irmĂŁos, idade, anos de escolaridade). No entanto, outros fatores surgiram como estando relacionados (fatores relacionados com o pai) sem que exista mais informação acerca destes dados. Os resultados demonstraram tambĂ©m que os pais avaliam as CS dos filhos de modo superior aos professores no que se refere Ă orientação prĂł â social e iniciação social, mas inferior no domĂnio do altruĂsmo. De acordo com o Teste de Pearson, existem correlaçÔes positivas entre a avaliação realizada pelos pais e professores no que diz respeito Ă orientação prĂł â social, iniciação social e altruĂsmo bem como no total do QuestionĂĄrio. Todavia, Ă© fundamental continuar a desenvolver estudos nesta ĂĄrea de investigação tendo em consideração a pouca informação existente acerca de algumas variĂĄveis, nomeadamente, em relação ao papel do pai no desenvolvimento da TM. | pt_PT |
dc.description.abstract | The Theory of Mind (ToM) is a cognitive skill that allows the individual to recognize is own mind stage, as well as the stages of other people. Is an skill that develops since the first months of live until school age, which make us able to understand and preview the behaviors of others: understand the feelings, believes, wishes and intentions. Is the ToM that allows the understanding of the social context in which the person is inserted, showing adequate social behaviors. The language is inwardly relation with the ToM, namely with the ability to comprehend fake believes, idiomatic expressions, bubble meanings and ironic, which are markers on the level of development. The semantic and syntax (on the point of expression and reception) have a fundamental role on the comprehension of the mind states. Is in this relation between ToM, Social Skills (SS) and language that this investigation is about. The main goals were the analysis of the relation between ToM an SS on children with neurotipic development, the relation existing between social and demographics factors with the same theory and skills, to compare the perception of parents and teachers about the SS and analyze some variables of the TM. For that, we create one sample of 103 children of both sexes (54 male and 49 female) with ages between 6 and 9 years old, with neurotipic development, that were on elementary primary school. For data analysis, the parents answered one questionnaire about socio demographic data and another about SS. This one has also been answered by the teachers. The skills of the ToM were evaluated through two sequences of the Doctor Martin-Brune Test. There has been found effective correlations between the ToM and SS, namely on the domains of altruism, initial and pro social orientation, as well as reciprocity. As we expected, after the bibliographic review, we found correlations between some socio demographic factors, ToM and SS, beside some of them had been inconclusive. Anyway, there were relations with the age, scholarship, number of brothers, age of brothers and scholarship and age of parents. The results about the perceptions of parents and teachers concerning SS of the children were equally curious and do to new investigation: the SS on the different contexts in which the children are and the evaluation that different interlocutors made about their skills. There has been found positive correlations between SS and social demographics previously referred by the investigation (mother scholarship, number of brothers, age, years of scholarship). However, other factors appear to be related besides not having more information about that data (factors related with the father). The results showed that parents evaluated the SS of their children above the teachers response on the term of pro social orientation and social initiation, but under on the domain of altruism. According to the Pearson test, there are positive correlations between the evaluation realized by the parents and teachers concerning pro social orientation, social initiation and altruism, as well as on the total of the questionnaire. Nevertheless, is fundamental to continue developing studies on this area of investigation considering the absence of information in some variables, namely the role of the father on the development of ToM. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201197197 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/5465 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Teoria da mente | pt_PT |
dc.subject | CompetĂȘncias sociais | pt_PT |
dc.subject | Idade escolar | pt_PT |
dc.subject | AltruĂsmo | pt_PT |
dc.subject | Reciprocidade | pt_PT |
dc.subject | Comportamento prĂłâsocial | pt_PT |
dc.subject | Theory of mind | pt_PT |
dc.subject | Social skills | pt_PT |
dc.subject | School age | pt_PT |
dc.subject | Altruism | pt_PT |
dc.subject | Reciprocity | pt_PT |
dc.subject | Pro social behavior | pt_PT |
dc.title | Teoria da mente e competĂȘncias sociais em crianças em idade escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em TerapĂȘutica da Fala, especialização em Linguagem da Criança | pt_PT |