Repository logo
 
Publication

Educação a distância nas atividades de extensão: ações do Instituto Federal do Ceará

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRurato, Paulo
dc.contributor.advisorMaia, Rui Leandro
dc.contributor.authorFiguerêdo, Rafaela Celi de Lima
dc.date.accessioned2023-09-12T12:33:43Z
dc.date.available2023-09-12T12:33:43Z
dc.date.issued2022-07-27
dc.description.abstractA arquitetura pedagógica da Educação a Distância vem sendo perscrutada com diferentes enfoques. Esta tese de doutorado em Ciências da Informação, vinculada à linha de pesquisa Ensino a Distância e E-learning, da Universidade Fernando Pessoa, tem como objetivo analisar como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), tem trabalhado a Extensão na modalidade a distância (EAD), observando os percursos de formação, saberes e práticas. O percurso metodológico teve por base documentos legais internos e externos, adotou como uma das estratégias de pesquisa o estudo de caso, pois este permitiu a construção e uma investigação empírica que desvelou os fenômenos dentro do seu contexto real. A abordagem também foi do tipo descritiva e os dados foram coletados através de um questionário online, caminho que ofereceu uma melhor análise da realidade do lócus investigativo. Os sujeitos pesquisados foram os servidores docentes e técnicos administrativos da instituição. A escolha deu-se pelo IFCE por ser uma instituição centenária, mas que teve o desenvolvimento das atividades de extensão utilizando a modalidade a distância, acrescidas recentemente nas suas ações acadêmicas, e por ser a maior em número de campi no Ceará, alcançando todas as regiões do Estado. A pesquisa evidenciou que a oferta de cursos, eventos, programas e projetos na modalidade a distância ainda é pequena, precisa ser melhor analisada visando ampliação. A análise dos documentos e dados coletados permitiu identificar que a frequente mudança em sua institucionalidade e, consequentemente, em sua missão e valores, dificultou o desenvolvimento das atividades de extensão, uma vez que o foco especial era nas linhas atinentes da área técnica e tecnológica. Existe, portanto, o desafio de solidificar a etapa de implementação da EAD nas atividades extensionistas e promover ações com o intuito de concretizar a modalidade na cultura da instituição. É possível concluir a necessidade de formação contínua dos servidores para o desenvolvimento dessas ações. O estudo apresenta como contributo um modelo de projeto político pedagógico e uma matriz de designer educacional para implementação de cursos na Extensão EAD.pt_PT
dc.description.abstractThe pedagogical architecture of Distance Education has been scrutinized with different approaches. This doctoral thesis in Information Sciences, linked to the Distance Teaching and E-learning research line, at the Fernando Pessoa University, aims to analyze how the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) has worked on Extension in the distance modality (EAD), observing the training paths, knowledge, and practices. The methodological course was based on internal and external legal documents, adopted as one of the research strategies the case study, as it allowed the construction and an empirical investigation that revealed the phenomena within their real context. The approach was also of the descriptive type and the data were collected through an online questionnaire, a way that offered a better analysis of the reality of the investigative locus. The research subjects were the teaching staff and administrative technicians of the institution. The choice was made by the IFCE for being a centenary institution, but which had the development of extension activities using the distance modality, recently added in its academic actions, and for being the largest in number of campuses in Ceará, reaching all the regions of the state. The research showed that the offer of courses, events, programs, and projects in the distance modality is still small, they need to be better analyzed to expand. The analysis of the documents and data collected made it possible to identify that the frequent change in its institutional framework and, consequently, in its mission and values, hampered the development of extension activities, since the special focus on the lines pertaining to the technical and technological area. There is, therefore, the challenge of solidifying the implementation stage of EAD in extension activities and promoting actions with the aim of implementing the modality in the institution's culture. It is possible to conclude the need for continuous training of servers for the development of these actions. The study presents as a contribution a political pedagogical project model and an educational designer matrix for the implementation of courses in the Distance Learning Extension.pt_PT
dc.description.abstractL'architecture pédagogique de l'enseignement à distance a été examinée avec diferentes approches. Cette thèse de doctorat en sciences de l'information, liée à la ligne de recherche Enseignement à distance et apprentissage en ligne, de l'Université Fernando Pessoa, vise à analyser comment l'Institut fédéral d'éducation, de science et de technologie du Ceará (IFCE) a travaillé sur l'extension à distance (EAD), en observant les parcours, les saviors et les pratiques de formation. Le cours méthodologique était basé sur des documents juridiques internes et externes, adopté comme l'une des stratégies de recherche de l'étude de cas, car il a permis la construction et une enquête empirique qui a révélé les phénomènes dans leur contexte réel. L'approche était également de type descriptif et les données ont été recueillies au moyen d'un questionnaire en ligne, un moyen qui offrait une meilleure analyse de la réalité du lieu d'investigation. Les sujets de recherche étaient le personnel enseignant et les techniciens administratifs de l'institution. Le choix a été fait par l'IFCE d'être une institution centenaire, mais qui a eu le développement d'activités d'extension utilisant la modalité à distance, récemment ajoutée dans ses actions académiques, et d'être le plus grand en nombre de campus au Ceará, atteignant toutes les régions de l'état. La recherche a montré que l'offre de cours, d'événements, de programmes et de projets dans la modalité à distance est encore faible, ils doivent être mieux analysés afin de se développer. L'analyse des documents et des données recueillies a permis d'identifier que le changement fréquent de son cadre institutionnel et, par conséquent, de sa mission et de ses valeurs, a entravé le développement des activités de vulgarisation, puisque l'accent particulier mis sur les lignes relatives aux aspects techniques et domaine technologique. Il y a donc le défi de solidifier l'étape de mise en oeuvre de l'EAD dans les activités de vulgarisation et de promouvoir des actions visant à mettre en oeuvre la modalité dans la culture de l'institution. Il est possible de conclure à la nécessité d'une formation continue des serveurs pour le développement de ces actions. L'étude présente comme contribution un modèle de projet pédagogique politique et une matrice de conception pédagogique pour la mise en oeuvre des cours dans l'extension de l'enseignement à distance.pt_PT
dc.identifier.tid101631928
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/12017
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectExtensãopt_PT
dc.subjectEADpt_PT
dc.subjectIFCEpt_PT
dc.subjectCursos FICpt_PT
dc.subjectExtensionpt_PT
dc.subjectFIC Coursespt_PT
dc.subjectCours FICpt_PT
dc.titleEducação a distância nas atividades de extensão: ações do Instituto Federal do Cearápt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Informação, especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_37534.pdf
Size:
2.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
37534
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: