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O lugar do serviço social na sociedade e na educação: discussão teórica e perspetivas práticas
dc.contributor.advisor | Cardoso, João Casqueira | |
dc.contributor.author | Abrunhosa, Nídia Maria de Morais Cardoso de Menezes | |
dc.date.accessioned | 2016-02-09T12:16:50Z | |
dc.date.available | 2017-12-03T01:30:09Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade em Serviço Social | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente tese tem como objetivo construir reflexões em torno do lugar ocupado pelo Serviço Social na Sociedade e na Educação, procedendo para isso à análise do seu percurso evolutivo e da sua dimensão interventiva e investigativa bem como do trabalho que desenvolve no contexto educativo, articulando a Educação Inclusiva com a história da Educação em Portugal, destacando para isso a importância de práticas interdiciplinares e da dinâmica interativa escola-família-aluno-comunidade facilitadora da construção nas estruturas escolares do modelo de escola inclusiva e da efetiva cidadania, participação ativa e responsável de todos os seus intervenientes. Tendo em conta as contrariedades e características das sociedades contemporâneas, nomeadamente, a crise antropológica global liderada pelos mecanismos de liberalização dos mercados que privilegiam o fator técnico e económico em detrimento do fator humano, a democratização do ensino ou democratização da inclusão só será viável se a sociedade se fizer acompanhar de políticas educativas promotoras da inclusão, bem como da existência de apoios económicos que reduzam o risco de pobreza e de exclusão social. Igualmente importante são os espaços físicos, infraestruturas adequadas às necessidades dos seus alunos, não esquecendo as equipas técnicas compostas por assistentes sociais. | pt_PT |
dc.description.abstract | This thesis aims to build reflections on the place occupied by the Social Work in Society and Education, and doing so it will analyze its historical path and its proactive and investigative dimension, as well as its role in the school context. This, articulating Inclusive Education with the history of education in Portugal and highlighting the importance of interdicisplinares practices and interactive dynamic school-family-student-community as facilitator of a construction in the school setting of an inclusive school model and of an effective citizenship, an active and a responsible participation of all its stakeholders. Taking into account the setbacks and characteristics of contemporary societies, namely global anthropological crisis led by the liberalization mechanisms of the markets that favor the technical and economic factor at the expense of the human factor, the democratization of education and democratization of inclusion will only be viable if society is accompanied by educational promoters of inclusion policies, as well as the existence of economic support to reduce the risk of poverty and social exclusion. Equally important are physical spaces, adequate infrastructure to the needs of their students, not forgetting the technical teams of assistants social. | pt_PT |
dc.description.abstract | Cette thèse vise à construire des réflexions sur la place occupée par le Service social dans la société et de l'éducation, et pour ce faire analyse le cheminement de son évolution et de sa dimension proactive et d'investigation, et de son travail dans le contexte de l'école, en articulant l'éducation inclusive avec l'histoire de l'éducation au Portugal. On y souligne également l'importance des pratiques interdiciplinaires et interactives dynamiques d’animation école-famille-communauté scolaire en vue de la construction d’une école visant un modèle inclusif d’enseignement et de citoyenneté effective, active et participative, responsable, associant toutes les parties intéressées. En tenant compte des revers et des caractéristiques des sociétés contemporaines, à savoir la crise anthropologique mondiale entraîné par des mécanismes de libéralisation des marchés qui favorisent le facteur technique et économique au détriment du facteur humain, la démocratisation de l'éducation et de la démocratisation de l'inclusion ne sera viable que si la société elle est accompagnée par des promoteurs éducatifs des politiques d'inclusion, ainsi que l'existence d'un soutien économique visnat à réduire le risque de pauvreté et d'exclusion sociale. En outre, il ne faudra pas non plus négliger les espaces physiques, des infrastructure adéquate pour les besoins des élèves, sans oublier les équipes techniques des assistants sociaux. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101276206 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/5202 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [s.n.] | pt_PT |
dc.subject | Serviço social | pt_PT |
dc.subject | Sociedade | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Social work | pt_PT |
dc.subject | Society | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Service social | pt_PT |
dc.subject | Société | pt_PT |
dc.subject | Éducation | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.title | O lugar do serviço social na sociedade e na educação: discussão teórica e perspetivas práticas | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |