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Authors
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Abstract(s)
Objetivo do estudo: Construir um instrumento científico que permita perceber os ganhos em conhecimentos e atitudes que os futuros pais têm após a realização do curso de preparação para a parentalidade.
Metodologia: Estudo metodológico recorrendo a um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) através da audição de peritos em Preparação para a Parentalidade. O questionário foi intercalado com feedback controlado, com o objetivo de determinar se os itens que compõe o instrumento são representativos do domínio do conteúdo que pretendem medir, partindo do pressuposto que a opinião de grupo é mais válida do que a opinião individual.
Resultados: No sub-domínio Gravidez e Puerpério no que respeita aos domínios de Conhecimentos e Atitudes, os valores relativos de consenso variaram entre 15,3% e 16,6%. Já no sub-domínio Recém-Nascido, os valores relativos de consenso variaram entre 80,0% e 83,7%, em ambos dos domínios, o que significa que a maioria dos programas dos cursos de preparação para a parentalidade tem uma base significativa de concordância nestas temáticas.
Conclusão: Com este estudo, foi possível avaliar se as informações que os peritos consideram úteis e fundamentais para os ganhos em conhecimentos e atitudes que os futuros pais que realizam os Curso de Preparação para a Parentalidade devem obter.
O presente instrumento, num futuro a breve prazo, será testado junto de casais de realizam Curso de Preparação para a Parentalidade para a sua validação de conteúdo e eventual aplicação em estudos de investigação.
Description
Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem
Keywords
Conhecimentos Atitudes e prática em saúde Pais Parentalidade Pesquisa em enfermagem Gravidez