Repository logo
 
Publication

Estilos de vida dos estudantes do 2ºano da licenciatura em enfermagem, em contexto de ensino clínico

dc.contributor.advisorGuerra, Manuela
dc.contributor.authorGonçalves, Alexandra Sofia Ferreira
dc.date.accessioned2022-03-02T16:16:20Z
dc.date.available2022-03-02T16:16:20Z
dc.date.issued2021
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagempt_PT
dc.description.abstractDurante a transição para o ensino superior, os estudantes por vezes fortalecem ou iniciam comportamentos menos saudáveis. Surge deste modo, a importância de compreender os seus estilos de vida, para que seja mais fácil a definição de estratégias que promovam uma vida mais saudável nos estudantes universitários, e diminuir o risco de comprometer a sua saúde durante processo. A presente investigação, teve como objetivos caraterizar e descrever os Estilos de Vida nos Estudantes de Enfermagem, em contexto de Ensino Clinico. Foi desenvolvido um estudo descritivo, quantitativo e transversal, com uma amostragem não probabilística por conveniência de 20 estudantes do 2º ano da Licenciatura em Enfermagem, de uma Escola Superior de Saúde. O Questionário “Estilo de Vida Fantástico” foi o instrumento utilizado para a recolha de informação. Neste estudo, verificou-se que a maioria dos estudantes inquiridos são detentores de um estilo de vida classificado como “muito bom” (70%) segundo o questionário “Estilo de vida fantástico”, seguindo-se 20% com um estilo de vida “Excelente” e 10% apresentam um “Bom” estilo de vida. Perante os resultados obtidos, evidencia-se a necessidade da implementação de estratégias de promoção de saúde nos estudantes do ensino superior para um estilo de vida saudável, principalmente nos domínios Atividade Física/Associativismo, Nutrição, Sono e Stress, Trabalho/Tipo de Personalidade e Introspeção.pt_PT
dc.description.abstractDuring the transition to higher education, students sometimes strengthen or initiate less healthy behaviors. Thus, the importance of understanding their lifestyles arises, so that it is easier to define strategies that promote a healthier life for university students, and reduce the risk of compromising their health during the process. The present investigation aimed to characterize and describe the Lifestyles of Nursing Students in the context of Clinical Teaching. A descriptive, quantitative and cross-sectional study was developed, with a nonprobabilistic convenience sample of 20 students in the 2nd year of the Nursing Degree, from a School of Health. The “Fantastic Lifestyle” questionnaire was the instrument used for the collection of information. In this study, it was found that most students surveyed have a lifestyle classified as "very good" (70%) according to the questionnaire "Fantastic lifestyle", followed by 20% with a lifestyle " Excellent” and 10% have a “Good” lifestyle. In view of the results obtained, there is an evident need to implement health promotion strategies in higher education students for a healthy lifestyle, especially in the Physical Activity/Association, Nutrition, Sleep and Stress, Work/Personality Type and Introspection.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/10809
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisher[s.n.]pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEstilo de vidapt_PT
dc.subjectPromoção de saúdept_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectLifestylept_PT
dc.subjectHealth promotionpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.titleEstilos de vida dos estudantes do 2ºano da licenciatura em enfermagem, em contexto de ensino clínicopt_PT
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebachelorThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_33555.pdf
Size:
665.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format