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O efeito sinalizador dos dividendos

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The demonstration by Miller and Modigliani (1961) of the irrelevancy of a firm’s dividend policy on its value, under the assertion of perfect markets, and the observation that they do not behave accordingly, led to a series of studies that tried to find a justification for such a behaviour in the imperfections of the market. This paper reviews the principal studies on the signalling effect of dividends and concludes that their value as a means of communication between insiders and outsiders is achieved through a consistent dividend policy that previews sustainable results in the medium term. A demonstração – sob o postulado de mercados perfeitos – da irrelevância da política de dividendos no valor das empresas por Miller e Modigliani (1961) e a constatação de que as práticas empresariais evidenciam o contrário levou a que os estudos posteriores fossem no sentido de encontrar justificação nas imperfeições do mercado para tais práticas. Assim, apresentam-se os principais estudos sobre o efeito sinalizador dos dividendos concluindo-se que a valia sinalizadora destes como forma de comunicação entre insiders e outsiders é conseguida através de uma política de dividendos consistente e que reflicta a previsão dos resultados sustentáveis a médio prazo.

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Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 1 (2004) 111-119.

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Edições Universidade Fernando Pessoa

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