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Abstract(s)
O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que tem vindo, desde Kanner, a ser alvo de inúmeras investigações, quer pela sua amplitude e complexidade, quer pelo impacto que causa, no indivíduo que o possui e nas pessoas com ela relacionadas. É uma perturbação que se caracteriza essencialmente por défices na comunicação/linguagem e interacção social e comportamentos, actividades e interesses restritivos (APA, 2002). Tendo em conta os principais alvos da investigação de perturbações, isto é, a definição, diagnóstico, etiologia e tratamento, os objectivos do presente trabalho pretendem alcançar, primeiro uma visão actual da perturbação, através de uma revisão teórica exaustiva, dessas quatro temáticas, segundo, o estudo de um caso único, de uma criança com indícios da perturbação, colocando em paralelo o teórico e o prático. Este tipo de estudos singulares pertence à metodologia qualitativa e requer o uso de instrumentos de recolha de informação, como a entrevista e observação. Foram igualmente utilizados como instrumentos três escalas, tendo em conta as capacidades da criança: Escala de Comportamento Adaptativo-Escola (ECA-E:2); Childhood Autism Rating Scale; Conners´ Rating Scales-Revised; e o Inventário de Controle da Atenção.
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Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Psicologia