Repository logo
 
Publication

Bullying em contexto escolar: narrativas e significados em adolescentes e pré-adolescentes

dc.contributor.advisorFonte, Carlapor
dc.contributor.authorFerreira, Elisabete Maria da Silvapor
dc.date.accessioned2009-04-20T11:10:39Zpor
dc.date.accessioned2011-10-25T15:28:19Z
dc.date.available2009-04-20T11:10:39Zpor
dc.date.available2011-10-25T15:28:19Z
dc.date.issued2006por
dc.descriptionMonografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciada em Psicologia, especialização em Psicologia Clínicapor
dc.description.abstractNa presente investigação debruçamo-nos sobre um tema que tem vindo a ser alvo de atenção em meio escolar: o bullying. Apresenta-se como um tema actual e sobre o qual é necessário aprofundar o conhecimento científico. Desenvolvemos assim uma investigação de carácter qualitativo, com o principal objectivo de entender os significados partilhados por estes alunos, face a episódios de vitimação e agressão. Utilizamos para conseguir este objectivo a entrevista semi-estruturada, uma vez que pretendíamos explorar, sempre que possível, as respostas dadas às perguntas que eram formuladas e que fossem importantes para a compreensão desta problemática. O presente estudo foi realizado com os alunos, do 3º ciclo (7º ano de escolaridade), de uma escola EB 2,3 da zona norte de Portugal. Para análise dos resultados tivemos como base a grounded analysis, uma vez que esta orientação permite mergulhar nos dados e traçar uma linha orientadora em termos de significados. Conseguimos reunir seis significados partilhados por estes jovens e que são a aprendizagem – de comportamentos e reacções; atribuição – da forma como reagem às situações; estratégias – utilizadas para resolver os problemas com que se deparam; competências – a nível de soluções apresentadas para situações do contexto escolar; ambivalência – manifestada relativamente aos pais e aos próprios colegas e, por fim, a desilusão – expressa relativamente à escola e às pessoas que a compõe. Em conclusão, estes resultados mostram que os alunos partilham significados idênticos. No final deste trabalho, com base nos dados recolhidos são discutidas algumas implicações para a prática.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/1009por
dc.language.isoporpor
dc.publisher[s.n.]por
dc.titleBullying em contexto escolar: narrativas e significados em adolescentes e pré-adolescentespor
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebachelorThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos.pdf
Size:
87.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
9649.pdf
Size:
295.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: